TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Psicólogo

Por:   •  19/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 9

ORIENTAÇÕES ATIVIDADES PARA APS – 2017/1

DISCIPLINA CHO

PERÍODO PARA MONTAGEM DOS GRUPOS NO SISTEMA: 30/03 a 30/04/2017

DATA LIMITE PARA POSTAGEM DO TRABALHO: 01/06/2017

DATA ENTREGA DO TRABALHO AO PROFESSOR PARA NOTA NP2 DA DISCIPLINA: 25/05/2017

TRABALHO DE ANÁLISE NUMA ORGANIZAÇÃO (30 HORAS)

ROTEIRO PARA TRABALHO – 2º BIMESTRE (NP2) – DISCIPLINA CHO e APS

PROJETO DE ATIVIDADE PRÁTICA REFERENTE À DISCIPLINA DE

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ATIVIDADE:

  • Conhecer a organização sua história, ciclo de vida, missão / negócio, atividades e produtos.
  • Definir um tema a ser investigado, em acordo aos tópicos trabalhados na disciplina, referentes ao estudo do comportamento humano nas organizações.
  • Realizar um levantamento bibliográfico e estudo sobre o tema definido pelo grupo a ser investigado.
  • Sugerir indicadores para identificação/diagnóstico de uma Organização, especialmente quanto a função de gestão de pessoas.
  • Caracterizar a organização com foco nas relações sociais de trabalho – alvo de estudo e análise. Observa-se inicialmente os conceitos que sustentam suas diretrizes, políticas, processos procedimentos, instrumentos, fluxos e resultados (esperados e reais). Em segundo, os aspectos pertinentes às relações grupais e, então, a relação individual do homem com o trabalho, entendendo-se a instituição do contexto macro para o microorganizacional.

ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS / INFORMAÇÕES:

  • Entrevista dirigida com o profissional responsável pela gestão da unidade / setor em questão, ou na sua ausência, com o profissional designado.
  • Roteiro de observação descritivo do ambiente de trabalho, para análise dirigida.
  • Obtenção de material (cópias) fornecidas e autorizadas pela Organização Cliente, TERMO DE CONSENTIMENTO (modelo fornecido pelo CEPPE – Anexo 1)  e da CARTA DE APRESENTAÇÂO (Apêndice A). Ambos deverão ser apresentados para a organização / instituição que se constituirá no objeto de estudo.
  • Com base no tema escolhido pelo grupo, definir e verificar junto a organização cliente  a possibilidade de aplicar um questionário específico em um grupo de colaboradores, para melhor e maior análise do tema a ser estudado.

METODOLOGIA:

 População alvo:

Trata-se de uma atividade proposta aos alunos do curso de Psicologia, referente à disciplina de CHO, na qual cada grupo realizará uma visita ou contato com uma determinada instituição. A população alvo da pesquisa poderá abranger o contato com uma organização, entrevistando um gestor, profissional da área e/ou trabalhador de uma categoria particular, aplicando um questionário específico em determinado grupo da organização (caso seja autorizado) em um contexto específico de trabalho. Podem ser consideradas nesta situação, as instituições correspondentes ao primeiro, segundo ou terceiro setor.

 Instrumentos:

Como instrumento de pesquisa, será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada com o gestor da área / unidade da instituição (Apêndice B), um roteiro de observação do ambiente de trabalho (Apêndice C) e um questionário específico (testado e validado) retirado da bibliografia indicada pelo professor. A aplicação dos instrumentos utilizados será orientada pelo professor da disciplina do campus.

 Procedimento:

Serão divididos em sala os grupos de trabalho. Cada grupo deverá conter no máximo 5 componentes.

Os professores deverão preparar cada grupo para a visita, entrevista com o gestor e estudo e aplicação do questionário a ser realizada no 2o bimestre, esclarecendo questões como postura ética, elementos para a análise diagnóstica organizacional e explicando os instrumentos que serão utilizados.

Será aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturada com o gestor da área (Apêndice B), será realizada uma observação do ambiente de trabalho através do roteiro previamente estipulado (Apêndice C) e posteriormente aplicação de questionário específico a ser definido em acordo ao tema a ser estudado. Estas ações deverão ser realizadas na visita à instituição / unidade.

A entrevista realizada com o gestor deverá contar com o TERMO DE CONSENTIMENTO apresentado pelo CEPPE (Anexo 1).

O professor da disciplina orientará a turma quanto à postura e objetivos da entrevista com o gestor, tais como:

  1. Rapport,
  2. Apresentação,
  3. Objetivo da entrevista,
  4. Papel do entrevistador,
  5. Garantia de confiabilidade,
  6. Solicitação da colaboração do entrevistado
  7. Solicitação da autorização de registro das informações,
  8. Término – abertura para questões que o entrevistado queira fazer e agradecimentos

Se houver autorização do entrevistado, será possível gravar e transcrever, para que possam ser destacados os trechos considerados interessantes e registrar impressões e hipóteses em relação a essa fala, neste caso, o uso do gravador e a transcrição devem estar mencionados no Termo de Consentimento.

Ao final do trabalho, o grupo deverá indicar uma estratégia e/ou plano de atuação profissional ou multiprofissional necessária e possível, a partir da análise da demanda detectada e investigada no caso.


  • Trabalho Escrito:

        A apresentação do relatório deverá conter a seqüência abaixo e seguir as instruções apresentadas pelo Manual de Informações fornecido pelo CEPPE, encontrado na Internet também no site da UNIP:

Capa

  1. Introdução (com suas palavras, sem conter citações de autores, o grupo irá apresentar o tema de forma genérica, incluindo o objetivo geral; a justificativa ou importância do tema para o contexto atual; além de breve exposição da metodologia utilizada na pesquisa, em um texto cursivo)
  2. Revisão de literatura (até duas folhas sobre o tema da disciplina escolhido pelo grupo)
  3. Metodologia:

3.1.- população alvo (descrição da empresa ou instituição e/ou participantes da pesquisa)

        3.2.- instrumentos utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (281.3 Kb)   docx (593.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com