TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CLINICA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica do Texto “Rede de Atenção Psicossocial: qual o lugar da saúde mental?”

Fiama Lima Cabral

Trabalho da disciplina Clínica da Atenção Psicossocial

                                                                     Tutor: Prof. Aline Monteiro Garcia

PARNAMIRIM

2020

Rede de Atenção Psicossocial: qual o lugar da saúde mental?

Referência:

QUINDERE, Paulo Henrique Dias; JORGE, Maria Salete Bessa; FRANCO, Túlio Batista. Rede de Atenção Psicossocial: qual o lugar da saúde mental? Physis, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 253 - 271, mar. 2014.

O artigo discorre sobre as redes de serviços de Saúde Mental na Cidade de Sobral – CEARÁ. Segundo o texto por não existir um modelo vigente de atendimento que supra as necessidades do cuidado integral, as redes têm feito um trabalho extremamente importante e essencial, levando em consideração a complexidade dos casos, a interdisciplinaridade e a singularidade do sujeito envolvido. O método utilizado foi um estudo qualitativo através de entrevista semi estruturada e também observação sistemática da Rede de Atenção Integral a Saúde Menta, ambos aplicados em trabalhadores, usuários e coordenadores dos serviços. O resultado do estudo mostrou que no Município de Sobral, existem várias portas de entrada para serviços de saúde mental e cada serviço se dispõe a atender integralmente a demanda do usuário.  

A descentralização da saúde no Brasil contribuiu para a formação de redes de atenção e favoreceu a realização de ações locais em diversos níveis de atenção, através da regionalização e hierarquização. Porém, existe uma burocratização em torno da realização dessas ações, que são estruturados por um modelo de pirâmide, ocasionando uma dificuldade ao acesso dos usuários a rede de atenção em saúde.

O SUS, incialmente, acreditava que o acesso aos níveis de atenção à saúde, deveriam ser baseados em um projeto piramidal, porém, o processo de adoecimento não obedece uma ordem específica, assim foi preciso instituir diversas portas de entradas, ou seja, um modelo circular de entrada e saída. O fato é que existe uma rede “sem modelo” que se constrói através do dia-a-dia no trabalho das equipes e que visa o cuidado do indivíduo. Na cidade de Sobral existe a realização de atividades de educação permanente para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde – UBS , que também realizam encaminhamentos das demandas para o CAPS. Os encaminhamentos mentem o sistema organizado e promovem o apoio da rede especializada a atenção primária.

Em Sobral, os casos de urgência e emergência em saúde mental que surgem no fim de semana, são referenciados a Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital Geral (UIPHG), avaliados pelo plantonista e depois submetidos a avaliação psiquiátrica, geralmente ainda no final de semana. Os serviços viabilizam diversas formas de acesso aos cuidados necessários. Sendo assim, a população não ficará desassistida nos fins de semana, quando os serviços de referência (CAPS) estão fechados. Segundo os autores do texto, o CAPS é um dos dispositivos substitutivos mais eficientes e importantes no serviço público de saúde, pois eles não seguem a lógica piramidal e oferecem cuidados referentes aos diferentes níveis de atenção, estando conectado a REDE, evitando a fragmentação do atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com