TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contaminação do Meio Ambiente

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

BEATRIZ ROSA CAMPOS

GABRIELA LIMA ALVES

LARISSA RODRIGUES DE SALLES

LETICIA TELES DE CAMARGO

LORENA MARTINS

MARIA LUIZA VIANA

VICTORIA CARVALHO MARTINS

CONTAMINAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Sorocaba

2017

BEATRIZ ROSA CAMPOS

GABRIELA LIMA ALVES

LARISSA RODRIGUES DE SALLES

LETICIA TELES DE CAMARGO

LORENA MARTINS

MARIA LUIZA VIANA

VICTORIA CARVALHO MARTINS

CONTAMINAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Trabalho de apresentação no curso de Educação Ambiental na Graduação em Psicologia da Universidade Paulista UNIP.

Professor. Welber Smith

Sorocaba

2017

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................4

Objetivo................................................................................................................5

Desenvolvimento.................................................................................................6

Metodologia.......................................................................................................10

Questionário.......................................................................................................12

Gráficos..............................................................................................................13

Anexos...............................................................................................................15

Conclusão..........................................................................................................17

Referencias Bibliográficas.................................................................................18

INTRODUÇÃO

O nosso meio ambiente sofre com as consequências dos erros humanos, os descartes indevidos em locais não propícios podem causar muitas vezes danos irreparáveis. A população tem que passar por uma reeducação de atitudes e entender o quanto isso é importante para o meio em que vivemos, que as consequências dos atos errados não somente para o ambiente e sim para cada indivíduo, pois precisamos da qualidade do ambiente para ter qualidade de vida.

Os materiais discutidos, pilhas, baterias e óleo de cozinha são extremamente poluentes para o nosso meio ambiente, mas são necessários para o dia a dia, não podemos evitar, não podemos retirar esses produtos do mercado somente porque são poluentes, pois muitas coisas precisam deles para acontecer.

O desenvolvimento de novas formas de descartes está em evolução a todo o momento, como também as modificações para os danos ao meio ambiente ficarem cada vez mais reduzidos, no caso das pilhas e baterias os fabricantes tem normas a ser seguida, como a de identificar as pilhas que podem ser jogadas no lixo comum, à redução da quantidade de matérias tóxicas entre outras, essas evoluções acontecem para ajudar o consumidor e o meio ambiente, e os comércios que vedem esses produtos na maioria das vezes em forma de incentivo recolhem os matérias já utilizados para serem destinados para o devido lugar e também existem ONGs que fazem esse papel de recolhida de matérias para descarte ou para reciclagem, gerando outros produtos. Com o óleo de cozinha também acontece todos esses processos de reciclagem e a contaminação do meio é perigosa da mesma forma que a dos metais pesados.

Essa problemática pode ser solucionada quando a conscientização da população chegar a quase 100%, pois é a única forma de conseguir resgatar o meio e os materiais.

Os projetos, propagandas e incentivos tem que estar presente a todo o momento, muitas vezes os descartes incorretos acontecem por falta de entendimento ou muitas vezes por nãos saber o que fazer com aquele determinado material, por isso todo esse trabalho é importante.

Com a união da população em prol ao meio ambiente junta com o desenvolvimento de novas técnicas dos fornecedores podemos colaborar para um meio ambiente mais puro e saudável.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi de informar e promover ações sustentáveis por meio de uma ação de pesquisa e coleta de informações, com o propósito de envolver a população que participou do projeto e alertar para os riscos de descartar de maneira incorreta o óleo usado na cozinha e as pilhas, baterias e eletrônicos como celulares. E com isso, promover a conscientização sobre a importância de descartar esses materiais corretamente e trazer ao conhecimento público dicas e maneiras de como reutilizá-los.

.

DESENVOLVIMENTO

ÓLEO DE COZINHA

Os óleos e gorduras são formados por substâncias insolúveis em água (lipídeos), eles podem ser obtidos de origem animal por meio da trituração, altas temperaturas e pressão.

Somente no Brasil, é produzido 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano, 1/3 desse volume vai para os óleos de cozinha, que resulta em 3 bilhões de litros de óleos produzidos por ano no país.

O óleo ou mais conhecido como óleo de cozinha é usado para frituras em grandes quantidades, mas na maioria das vezes é jogado nas pias ou em lixo comum, prejudicando o meio ambiente. Apenas 1l de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água, formando uma fina camada sobre a água e bloqueando a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese.

O descarte incorreto do óleo acarreta na contaminação do meio ambiente, poluindo as águas, o solo e a atmosfera. Jogado na pia ou em vasos sanitários, passam pela rede de esgoto em forma de gordura, atraindo pragas que podem causar doenças. Além disso, o óleo fica encrustado nos encanamentos dificultando a passagem de água da chuva e transbordando o esgoto. Assim, o óleo é um dos maiores poluidores de águas doces e salgadas no Brasil.

Esse esgoto contaminado pelo descarte incorreto chega as “ETEs” (estações de tratamento), que irão separá-lo da água e tratá-lo. No entanto, esse tratamento só atinge cerca de 68% do total do esgoto, o quer dizer que a outra parte acaba chegando aos mananciais aquáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (825.8 Kb)   docx (747.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com