TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPRESSÃO NA SAÚDE DE MULHER GRÁVIDA

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.014 Palavras (25 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado para cadeira de Psicologia Comunitária, orientada pela professora Maria Esperança da Cruz. Assim sendo, para os estudantes, o tema escolhido tem uma grande relevância para própria cadeira e não só, na medida em que a dinámica social tem levado muitas comunidades a enfrentarem muitas situções que fora do seu controle provoca sérios problemas. Durante o período da gravidez qualquer mulher esta sujeita a contrair uma doença que pode afetar principalmente o seu estado físico e emocional, mas se houver uma preparação ideal e desejada a grávidez é encarada com um sentimento de felicidade e realização. Ao longo do trabalho foram feitas várias abordagens que comprovam o surgimento da depressão durante o período de gestação, e o seu surgimento tem muito haver com a aceitação da gravidez, a aceitação da realidade do feto, a reavaliação das relações com os próprios pais e também com o cônjuge e a aceitação do bebé. Por isso, a abordagem centrou-se em duas fases da vida ( a fase da adolescência e adulta. Adolescência é época de crise, mudança, readaptação ao novo corpo e de novas atitudes frente à vida. Se somarmos a isso o significado da gravidez, do ponto de vista pessoal, social e familiar, compreenderemos como a gestação pode ser um evento difícil para a adolescente.

É deste ponto de vista que nos surgio a preocupação em fazer um estudo sobre a influência da depressão na saúde de mulher grávida e teve como objetivo identificar onde estas mulheres grávidas em especial as adolescentes buscam apoio. No entanto, para a concretização de tudo isto, fez se um trabalho de campo, a fim de conhecermos os indicadores que levam muitas mulheres a terem uma grávidez estressante ou depressiva.  No primeiro ponto fizemos uma breve resenha sobre a importância da saúde mental, sendo que ela esta associado ao bem estar físico, psicológico e social, em seguida fez uma análise e discussão dos resultados obtidos através do trabalho de campo que foi realizado no Hospital Materno Infantil de Malanje, mas adiante buscamos também análisar a importância que estes profissionais prestam para ajudar estas mulheres que sofrem de depressão no período gestacional. Um dos aspectos relevantes nesta abordagem é sobre o papel do agente comunitário na identificação dos problemas que vão surgindo nas comunidades, a fim de ajudar estas pessoas a encontrarem um posto de saúde para um acompanhamento e tratarem estas doenças. Por fim, apresentamos algumas sugestões que pode ajudar qualquer pessoa que sofre de algum problema depressivo convista a reentegração social, familiar profissional e acadêmica.

[1]

PROBLEMÁTICA

  1. Formulação do problema

     Segundo Lakatos e Marconi (2002) citado pela Fabiana da Silva “problema é uma dificuldade ou pergunta que deve ser redigida de forma clara, precisa e objetiva, cuja solução seja viável pela pesquisa”.

Diante do dinamismo humano são várias situações que tem surgido emdiferentes comunidades, muitas destas situações são recebidas com grande satisfasão, isto quando elas surgem numa fase em que as pessoas já estão pré-preparados, mas quando acontece sem uma prévia antecipação deixa a família bem como a sociedade num estado de desconforto e preocupação. Quando uma mulher não preparada fica suspeitar de estar grávide a um grande impacto inicial até a sua confirmação, onde os pais podem experimentar reações de desconforto, estresse e ambivalência. Na segunda fase, os pais ainda não sentem a gestação como uma realidade, uma vez que os sinais físicos ainda não são evidentes. Em decorrência disto, a distância emocional é a característica mais marcante deste período. Por isso, fomos motivados por um problema social e que perante este cenário apresentamos a seguinte pergunta científica:

Qaul é o impacto da depressão na saúde de uma mulher grávida?

1.2 Objectivos

Actualmente pretende-se que a família esteja mais presente na vida dos seus menbros de modo a contribuir ativamente no seu desenvolvimento. As inquietações sociais resolvem-se através de objectivos traçados, por isso é conveniente apresentar os seguintes objectivos:

  1. Objectivo Geral:
  • Identificar as causas que influenciam ao surgimento da depressão numa mulher grávida.
  1. Objectivos Especifícos:
  • Analisar como a presença do pai contribue na saúde da mulher grávida.
  • Descrever a importância da família para promoção do estado emocional da mulher grávida.
  • Abordar o contexto social das mulheres grávidas e os fatores de risco.
  • Identificar o papel que a comunidade joga para a inserção social da mulher grávida.

 1.3       Formulações de Hipótesses

Segundo Carvalho (2009: p. 125) a hipótese, “são suposições colocadas como respostas pausivéis e provissórias para o problema de pesquisa”.

  • Se houver preparação tanto emocioanl como social a gravidez pode ser encarada como um sentimento de felicidade.
  • As condições sócio-económicas podem interferir na aceitação de uma grávidez e levar ao estado de desconforto social e emocional.

1.4 Métodologia

Para Lakatos e Marconi (1979: p,21) citados pela Marina de Andrade Marconi e Eva Maria lakatos método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e econmia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido”.

Quanto à delimitação do campo de estudo, o presente trabalho cujo tema esta ligado a depressão na saúde da mulher grávida, entendeu-se delimitar no Hospital Provincial Materno Infantil, Município de Malanje, Província de Malanje.

1.4.1 Entrevista

            Segundo Gil (2008) pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formulam perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação.

1.4.2 Questionário

“Um questionário é um instrumento de investigação visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo”.  (Ana Amaro, 2004, p, 3).

Os questionários foram elaborados em três vertentes, uma para as adolescentes onde constou 14 perguntas, outra para as mulheres adultas constou 12 questões e questionário para os profissionais da saúde onde elaboramos 12 perguntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com