TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferencie a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

Diferencie a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa.
A pesquisa quantitativa descobre quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. Ela é projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística, apurar opiniões, atitudes, preferências e comportamentos dos entrevistados, utilizando instrumentos padronizados, como por exemplo: questionários e testes psicológicos. Já a pesquisa qualitativa é focada no contexto e na integridade dos dados. Ela não é baseada diretamente ou apenas nos dados quantitativos, pois a coleta de dados produz textos que serão interpretados. É uma pesquisa exploratória, onde não obtém números como resultados. Consiste em descrições detalhadas, citações diretas das pessoas e amostras ou passagens inteiras e para realizar esse tipo de pesquisa, é preciso aprender a observar, registrar e analisar interações reais entre pessoas e entre pessoas e sistema. A qualitativa é por meio de um roteiro já a quantitativa é por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas.

Porque não podemos afirmar que a pesquisa quantitativa é melhor do que a pesquisa qualitativa e vice-versa?
Na realidade, não podemos afirmar que uma é melhor que a outra, pois o que definirá a escolha será o objetivo de pesquisa elaborado pelo pesquisador.

Tipos de pesquisa quanto aos objetivos:

Pesquisa exploratória: proporciona conhecimento mais aprofundado sobre um problema de pesquisa (explicitando-o ou construindo hipóteses). Investiga a natureza do fenômeno e identifica as características essenciais das variáveis que se quer estudar. O foco não está em investigar relações entre variáveis, apenas investigar e constatar uma variável. Pode envolver (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevista com pessoas experientes sobre o problema pesquisado; (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão.

Pesquisa descritiva: descreve as características de determinada população ou fenômeno, ou ainda, estabelece relações entre variáveis. O pesquisador analisa, observa, registra e correlacionam variáveis que envolvem fatos ou fenômenos, sem manipulá-los. O pesquisador apenas investiga, com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. São pesquisas que referem-se a: distribuição de determinada característica por sexo, idade, nível de escolaridade, etc; verifica o nível de atendimento de órgão públicos, índice de criminalidade, etc.; levanta opiniões, atitudes e crenças, etc.; verifica a existência de associação entre variáveis, etc. Assume diversos tipos como documental, estudo de campo, levantamento, entre outros, desde que se estude a correlação de, no mínimo, duas variáveis.

Pesquisa explicativa: identifica os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o topo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. É mais complexa e detalhada e pode aparecer sob a forma de pesquisa experimental e estude de caso controle.

Quanto aos procedimentos técnicos

Pesquisa Bibliográfica: ela é desenvolvida com base em material já elaborado, como livros e artigos. Engloba os estudos exploratórios, pesquisas sobre ideologias, pesquisas de análise das diversas posições teóricas sobre um problema. Não se recomendam trabalhos oriundos da internet e uso de fontes secundárias, devido ao risco de as informações não terem a devida qualidade.

Pesquisa Documental: envolve materiais que ainda não receberam um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. As fontes são diversificadas e dispersas.

Pesquisas de levantamento: caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se desejar conhecer. Envolve a solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, formularem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Exs.: pesquisa de opinião, atitudes dos pacientes que frequentam um determinado ambulatório.

Pesquisa de desenvolvimento: utiliza, de maneira sistemática, os conhecimentos existentes com o objetivo de: desenvolver um novo instrumento de medida, aperfeiçoar um existente ou desenvolver um nova intervenção.

Pesquisa experimental: identifica relações causais entre duas variáveis, através do método experimental que objetiva 3 procedimentos, são eles: 1. Determinar um objeto de estudo; 2. Selecionar as variáveis capazes de influencia-lo; 3. Definir formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

Pesquisa correlacional: objetiva verificar se há alguma relação entre duas variáveis. Apenas mede as variações que se consideram como possíveis efeitos de uma ocorrência natural.

Pesquisa de estudo de campo: visa o conhecimento mais profundo da estrutura social de um grupo ou comunidade, buscando a interação entre seus componentes. Envolve observação direta das atividades do grupo e entrevistas com informantes para captar as interpretações que ocorrem naquela realidade.

Principais diferenças entre estudo de campo e de levantamento
O estudo de campo tem maior profundidade, utiliza mais técnicas de observação do que de interrogação.

Pesquisa de estudo de caso: pesquisa descritiva que visa estudar um caso particular ou um sistema determinado buscando o entendimento do funcionamento ou a evolução deste caso sem visar generalização para outros. Identificação de possíveis fatores que influenciam o problema ou são por ele influenciados.

Pesquisa de simulação: simula o comportamento de um sistema durante um certo período, de maneira quantitativa, agindo sobre as variáveis e os paramentos do modelo construído para representar esse sistema. Ex: Modelos matemáticos para simular o comportamento dos neurônios.

Pesquisa de observação: levantar hipóteses e descrever os componentes. Observação ecológica (naturalística): comportamento ou contexto natural com o mínimo de interferência.
Observação participante: se faz mais inferências sobre o fenômeno estudado. Observação sistemática: contexto de laboratório.

Pesquisa epidemiológica: visa estudar um determinado fenômeno na população em geral, descrevendo a sua distribuição ou variação, através da investigação de um grande número de sujeitos.

Estudo de coorte: refere-se a um grupo de pessoas que tem alguma característica comum, constituindo uma amostra a ser acompanhado por certo período de tempo, observando-se o que acontece com elas. Ex: pessoas que nasceram entre 1980 e 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com