TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPREGABILIDADE E TRABALHABILIDADE

Por:   •  3/11/2019  •  Dissertação  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E CARREIRA

DOCENTE: KLÉBER RODRIGUES

DISCUSSÃO SOBRE EMPREGABILIDADE E TRABALHABILIDADE

Questão 1- O que há de diferente na postura de cada um dos profissionais?

Preston Phan, um jovem norte americano, superou o desemprego com a ideia de um aplicativo que melhorava a comunicação referente a oferta e reserva de vagas do abrigo em que morava. Ao levar tal ideia ao professor do seu curso de tecnologia, o mesmo se encantou com o talento de Phan, levando-o assim a representantes da LinkedIn, que o contratou pouco tempo depois. Phan se mostrou resiliente, indo ao encontro do desejado e demostrando capacidade de superação e adaptação, mesmo diante das dificuldades conseguiu organizar novas possibilidades, construindo novos caminhos a partir do enfrentamento da situação traumática que vivia, diferindo assim de Vilmar Mendonça, que não apresentou capacidade de encarar os desafios do desemprego. Mendonça, mesmo tendo sido gerente de recursos humanos de diversas empresas conceituadas, não conseguiu adaptar-se a crise financeira que o país, especialmente o estado do Rio de Janeiro, onde mora, passa atualmente. A sua mente não estava voltada a encontrar soluções como a de Phan, apesar de toda formação e carreira por ele já construídas.

Questão 2- O que você entende por empregabilidade? E por trabalhabilidade?

Empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às novas tendências do mercado. Trata também sobre a capacidade de o empregado trabalhador passar a ser imune ou, ao menos, possuir ferramentas necessárias a solucionar problemas e os riscos que venham a surgir frente à carreira ou inerentes ao mercado de trabalho. Trabalhabilidade é um conceito novo que tem aparecido para quem estuda e se atualiza sobre os planos de carreira e liderança. É a capacidade de desenvolver e aproximar competências que trazem benefícios reais.

Questão 3- Analisando os itens que compõem a trabalhabilidade, cite 5 destes fatores que podem impactar de forma positiva na sua carreira e como você pensa que eles agiriam.

Assumir uma postura de trabalhabilidade traz pra si uma postura autônoma e responsável por sua própria carreira. Os impactos para quem a assume em sua carreira determinam o tipo de profissional que tal pessoa será. Obviamente, essa mudança não ocorre de modo automático; É necessário um planejamento e uma avaliação pessoal das forças e fragilidades pessoais de cada um pessoalmente. Entretanto, tal postura permite com que o profissional não fique "defasado", pois este se reinventa e sempre está analisando oportunidades que impactarão de forma positiva em sua carreira.

De acordo com o site administradores, "descobrir quais suas habilidades, ter autonomia e independência para obtenção de novos métodos, conversar com pessoas que desenvolvam trabalhos autônomos, visitar empresas que possam lhe interessar e perseguir e cultivar os planos de mudanças e traçar o futuro para ser empresário"  ajudam no que se espera de assumir essa nova postura como empregado, já que atualmente, permanece ativo no mercado de trabalho ganhando as melhores rendas os que se reinventam e buscam se adaptar a todas as mudanças que  mercado vem sofrendo.

Questão 4- Como o planejamento estruturado de carreira e os seus valores pessoais podem auxiliar neste processo?

Com o planejamento estruturado de carreira, todo profissional poderá listar suas principais ambições profissionais e tomar as atitudes necessárias para atingir o que está pré determinado sem seu plano de carreira. Quando o profissional insere um plano de carreira estruturado em seu dia a dia no trabalho, e principalmente como forma de estratégia, fica muito mais simples intensificar suas chances de desenvolvimento. Sendo assim, o mesmo terá oportunidade de expressar e realizar seus valores num ambiente onde poderá demostrar suas habilidades e competências, agregando a autodeterminação, compreensão e bem-estar de todos os envolvidos, sempre demostrando respeito, compromisso e aceitação das diferenças no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com