TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA E AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO ATUAL

Por:   •  10/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

A ESCOLA E AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO ATUAL

Ao longo do tempo, como revela a história, a sociedade viveu e continua vivendo alterações e sofrendo inovações em diversas áreas. Seja no âmbito político, social, econômico ou cultural.

De certa forma, tais alterações influenciam a forma com que as escolas atuam, alterando seu processo educativo, bem como seus fins e objetivos para adequar-se às demandas sociais. Por este motivo, é imprescindível compreender tais necessidades e relacioná-las dentro do contexto escolar.Com base neste contexto, foram elaboradas questões para que possamos analisar a realidade das escolas na atualidade.

Será que processo educativo escolar está de acordo com as estruturas? Que procura desenvolver um currículo que considera as mudanças atuais? Na realidade em algumas situações isto está acontecendo, mais com algumas dificuldades, pois faltam recursos para suprir a demanda.

Com relação à estrutura escolar, o espaço físico, os recursos importantes para implantar novas tecnologias, ainda é muito restrito e escasso, essas tecnologias também são fatores que deixam a desejar por falta desses recursos.

E os professores estão preparados para tais mudanças? Não é tão simples adequar-se as mudanças, é preciso muito empenho dos governantes, da sociedade, da escola, dos alunos. Não basta trazer novas tecnologias para dentro das escolas, tem que dar suporte para a preparação desses professores profissionais, para que as coisas aconteçam hoje muitas ou maioria não está apto para as mudanças, faltam recursos e interesses também de fazer acontecer. Sem falar nas tecnologias que chegam às escolas, e que ficam guardadas por não saberem manuseá-las por falta de preparação. Um exemplo também o laboratório de informática fechado por falta de profissional capacitado.

Qual a importância de inserir novas tecnologias no currículo escolar? Isso atrai os alunos? Hoje em dia é muito importante, pela praticidade e rapidez na comunicação, como exemplo um simples celular, que através dele existe muitos aplicativos que hoje em dias quase todos tem, onde se mantém contato mais agilidade no dia a dia, entre grupo de funcionários, líderes de sala, com todos em geral. A internet também é um campo de pesquisa importantíssimo, para tornar mais fácil a vida dos alunos e professores.

Essa evolução tecnológica faz com que tenhamos que inserir nas escolas, pois essa geração interativa, que é a geração z, que já nasceu no meio da tecnologia, exemplo: tablets, celulares, notebooks, precisa estar conectado 24hs, é preciso buscar essas tecnologias junto aos alunos para trazer o interesse deles para dentro da sala de aula,

Existem questionamentos que a escola está deixando de ser a detentora do saber, devido às tecnologias, que oferecem as informações em um rápido espaço de tempo. Mas a escola vai ser sempre uma referencia na forma de aprendizado e formação de alunos desde os primeiros passos. Com certeza as tecnologias facilitam a dispersão de informação e a forma como as pessoas têm acesso a elas. Mas é ainda na escola, com a base curricular, que levamos conhecimento estruturado, indispensáveis à formação dos alunos.

A escola tem a preocupação de estabelecer as condutas humanas, além do desenvolvimento de habilidades e competências técnicas? E reverencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com