TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental Na Psicologia

Por:   •  14/5/2020  •  Artigo  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

MODELO

Nome: Gabriela Liana Gilberto

RA: T393II-1

Turno: Noite

Turma: P e Q

Semestre: 1° Semestre

Professor: Caio Geroto

Reflexões sobre o documentário: “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade”

Introdução

documentário Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade” foi lançado em 26 de junho de 2014 em Los Angeles dirigido e produzido por Kip Andersen e Keegan Kuhn. O filme examina os impactos da pecuária e da pesca na natureza, e investiga como as organizações ambientais lidam com a questão. As organizações analisadas no documentário incluem o GreenpeaceSierra ClubSea Shepherd Conservation SocietyRainforest Action Network, entre outras. O eleco central foi composto por Kip Andersen, Howard Luman, Richard Oppenlander, Michael Pollan e Michael Klaper.

Desenvolvimento

Kip Andersen, diretor e ator principal do documentário, passou anos adotando medidas para diminuir impactos ambientais na natureza, tais como trocar o transporte a combustível por bicicleta, economizar água e energia elétrica, contribuir com a coleta seletiva entre outras, todas essas medidas são recomendadas por organizações ambientais.

Conforme os anos passavam, Kip percebeu que nada parecia melhorar, pelo contrário, o cenário parecia piorar, foi aí que Kip decide pesquisar como poderia contribuir mais e encontrou uma postagem de um amigo apresentando, em poucas palavras, os impactos que a agropecuária tem sobre a natureza, impactos desastrosos, podemos citar apenas a quantidade de água utilizada na produção de grãos e para consumo do próprio animal e a quantidade de gases emitidos, a agropecuária emite 86% dos gases tóxicos ao ambiente conta 13% emitido pelos meios de transporte.

Kip então entra nos sites de organizações ambientais como Greenpeace e Oceana e não encontra nada mencionando os impactos causados pela agropecuária na natureza, então Kip decide agendar horário e ir até essas empresas conversar diretamente com eles. O resultado alguns negaram-se a dar entrevista sobre o assunto, como foi o caso de Greenpeace, outros até o receberam, mas quando chegava no assunto agropecuária decidiam não falar.

Inconformado com tamanho problema e falta de resposta, Kip entrevista ex-funcionários dessas organizações ambientais e ambientalistas realmente engajados na causa ambiental e daí então ele finalmente encontra a verdade. Ora se as organizações ambientais prezam tanto pelo meio ambiente por que se recusam a falar sobre o assunto? Os interesses financeiros do homem acerca da agropecuária são prioridade diante da questão ambiental.

No decorrer do documentário, percebemos o quão ‘grandiosa’ e ‘rentável’ é a indústria agropecuária, muitos interesses estão por de trás de tudo isso. Muitas pessoas já foram assassinadas por tentarem um equilíbrio na ação do homem sobre a natureza. Um exemplo foi a Irmã Dorothi Stang, Missionária Norte-Americana que vivia na região do Pará na Floresta Amazônica. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica. A Irmã Dorothi foi assassinada em sua própria casa com 06 (seis) tiros, sendo 01 (um) na cabeça e assim como ela muitos outros morreram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com