TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escuta Psicanalítica e a Educação

Por:   •  11/7/2022  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmica: Le

Curso de Psicologia- 7° fase

Resumo do artigo: A Escuta Psicanalítica e a Educação

O artigo em questão é intitulado; A Escuta Psicanalítica e a Educação, da autora Alice Beatriz B. Izique Bastos, o mesmo busca apresentar conceitos a respeito da escuta no que diz respeito às teorias de Freud, assim como a escuta psicanalítica na educação, onde a mesma se mostra essencial, porém, com poucos estudos e também pontuações a respeito do ouvir e do escutar, que possuem diferenças substanciais entre seus objetivos e definições.

Segundo Freud, é necessário que ao praticar a escuta, o profissional não direcione sua atenção em nenhum ponto especifico do relato de seu paciente, sua atenção ficaria suspensa, dessa forma o profissional conseguiria tem atenção em tudo que lhe é dito. Freud afirmou que realizar a escuta dos pacientes é essencial no processo de tratamento, tanto para a área da saúde quanto educação.

O artigo retoma algumas informações da carreira de Freud, em um de seus atendimentos uma paciente pediu para que a escutasse e parasse de falar, tudo isso implica na importância da escuta e da atenção ao paciente e suas falas, realmente estar ali para escutá-lo. O artigo ainda traz a ideia de que com atenção e curiosidade durante a escuta, o profissional pode intervir em momentos inesperados principalmente pelo paciente, levando consequentemente a descoberta de novos dados, podendo inclusive surpreender o próprio paciente, levando o mesmo a descobrir uma nova perspectiva a respeito de determinada situação e novas formas de melhora-la.

O artigo também apresenta a escuta não como uma função passiva como muitos acreditam que seja, ao contrário, a escuta é uma função ativa, ela coloca o sujeito em movimento, o profissional precisa direcionar sua escuta para a singularidade e subjetividade de cada um, assim possibilita ao paciente que o mesmo se expresse.

Outra contribuição de Freud exposta pelo artigo foi a possibilidade da descoberta de saberes que os pacientes tem, mas as vezes não sabem, e que podem ser descobertos por meio da escuta do analista, juntamente à pratica da associação livre, segundo o artigo isso veio à tona pelo interesse e olhar de Freud voltados à singularidade de cada um.

O artigo proposto também faz menção as diferenças entre as ações de ouvir e escutar, onde a definição de ouvir se volta de forma mais direta ao que diz respeito ao sentido da audição, ouvido, já escutar remete a voltar a atenção para ouvir algo. Ainda dentro dos conceitos, a escuta psicanalítica não se prende ao assunto dito, não atua de forma paciente ou solidária, mas sim provocativa, uma escuta ativa, que coloca o analisando frente a frente com suas próprias palavras, fazendo o mesmo se auto examinar.

Referências:

BASTOS, Alice Beatriz B. Izique. A escuta psicanalítica e a educação. Psicólogo Informação, São Paulo, v. 13, n. 13, p. 91-98, jan. 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com