TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escuta Terapêutica

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Técnica Psicoterápica Fenomenologia Existencial

Aluna: Elayne Melo

Professora: Diva Rodrigues Daltro Barreto

Estudo Independente

Sobre a Escuta Terapêutica:

Diferente do senso comum sobre o conceito de escuta, a escuta terapêutica tratasse de não apensa ouvir, mas ouvir o sujeito de forma sistematizada, embasado em conceitos e teorias que irão variar de acordo com a abordagem do psicólogo. No entanto independente da abordagem utilizada a escuta é uma feramente essencial para o trabalho do psicólogo, e que vai aprimorando com o seu exercício constante.

Durante uma escuta terapêutica todo o discurso emitido pelo sujeito serve de ponto de partida para juntamente com conceitos teóricos serem criados estratégias de intervenção. Nesse momento diferenciado a escuta terapêutica de uma “simples conversa corriqueira” o psicólogo ao ouvir o indivíduo, deixa de lado seus conceitos, preconceitos, crenças, opiniões e tudo mais que seja subjetivo seu, para dar atenção exclusivamente o que é trazido como demanda pelo discurso do sujeito, estabelecendo assim um vínculo para que o indivíduo sinta que pro seu bem é necessário seu comprometimento com a terapia e que esse é um lugar onde ele pode se expressar livremente, sem medo de críticas ou  repreensões.  Arantes (2010, p. 94) ainda diz que para escutar é preciso “uma economia dos gestos e palavras, um silêncio ativo e um certo recolhimento”, evidenciando a postura de acolhimento por parte do psicólogo para com as reais necessidades do outro.

É importante também perceber através da escuta terapêutica que cada um possuem singularidades e que não é porque a demanda de duas pessoas é a mesma que se deve tratar os dois da mesma forma, as intervenções realizadas são de cunho único e individual. E que diferente de uma receita já pronta é através dessa escuta especializada e individualizada que se pode propor intervenções visando com foco na queixa individual.

Na Escuta Terapêutica para a abordagem humanista em geral, o foco é o olhar no sujeito de forma sensível, visando a totalidade do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com