TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experimento Auditivo Micótico

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 8

EXPERIMENTO DE PERCEPÇÃO AUDITIVO DICÓTICO

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Centro da Saúde – Ciências da Vida

Departamentode Psicologia

Curso de Graduação em Psicologia

Disciplina Percepção e Memória

ANA PAULA ALLONSO DE ARAGÃO - 1220400734

VIVIANE CAMILLO MEDRONHO - 1220401397

RIO DE JANEIRO

Março/2023


Sumário[pic 1]

Resumo3

Introdução 4

Método5

Resultados – Relatório de Observação7

Discussão8

Referências11


[pic 2]

Resumo

O objetivo do presente estudo é compreender como ocorre o processo de percepção e memória auditivade mensagens sonoras,quando dois estímulos sonoros diferentes são apresentados simultaneamente, um em cada ouvido, ao indivíduo em situação de escuta dicótica e atenção seletiva.A amostra deste experimento contou com a participação de dois sujeitos, o primeiro como coordenador do experimento e o segundo como sujeito objeto do experimento, ambas alunas do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Pode-se concluir da análise dos dados apresentados que houve diferenças significativas na apreensão de informações quando se recebe estímulos sonoros diferentes (um em cada ouvido), pois se verificou que, na comparação entre a Fase 01 e a Fase 02 do experimento, a quantidade de informações assimiladas e negligenciadasfoi discrepante.

Palavras-chave: atenção seletiva; audição dicótica; apreensão de informações.


Introdução

A audição dicótica é uma técnica usada em pesquisas de percepção e memória auditiva. Nesta técnica, duas mensagens de áudio diferentes são apresentadas simultaneamente, uma para cada ouvido. Isso cria uma situação de “competição” de informações entre os dois ouvidos e pode ajudar a entender como as pessoas percebem e memorizam informações auditivas em situações complexas.

Tal técnica é usada para investigar a capacidade de processamento auditivo do cérebro, bem como a capacidade de seleção e atenção. Estudos mostraram que, em geral, os participantes têm maior facilidade em lembrar o estímulo apresentado no ouvido direito, que está mais conectado ao hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pelo processamento de informações verbais e linguísticas (Gazzaniga&Ivry, 2018).

Muitos autores contribuíram para o avanço dos estudos de audição dicótica. A técnica continua sendo amplamente usada em pesquisas sobre percepção, atenção, memória e processamento cognitivo em geral, porém no presente trabalho iremos nos restringiraos autores: Broadbent, Treisman e Deutsch & Deutsch.


Método

A técnica da audição dicótica implica em, durante a apresentação dos estímulos auditivos, o participante será solicitado a realizar uma tarefa específica, como por exemplo identificar palavras, números ou padrões sonoros. Em seguida, o pesquisador irá avaliar a capacidade do participante de lembrar e reconhecer os estímulos apresentados.

O presente experimento será realizado em dupla, atendendo a proposta de avaliação da disciplina de Percepção e Memória, ministrada pela professora M.e. Rosemeri Covre.

Material Utilizado:

Dois aparelhos de mídia:

Smartphones

Dois auscultadores:

Fones de ouvido intra auriculares

Música: Sutilmente - Skank:

https://youtu.be/v3SQTOZO36E

Podcast: Supervulgar - Episódio 16:

https://open.spotify.com/episode/4Gurw71SAs5mspzkLsUSUV?si=QanIgJ3rSJu5bHjHP9qAuQ

Descrição do Experimento:

Sujeito A (coordenador/observador)

Viviane Camillo Medronho

Sujeito B (submetido ao experimento)

Ana Paula Allonso de Aragão


Sujeito A

  • Seleciona uma música, que possui significado emocional para o Sujeito B, na língua nativa (Português Brasileiro);
  • Seleciona um Podcast de conteúdo aleatório, cuja informação auditiva seja relevante, porém de baixo ou nenhum domínio para o sujeito B;
  • Observa e analisa os resultados do experimento.

Sujeito B

  • Escutar os dois conteúdos simultaneamente (Fase 01), utilizando os dispositivos auscultadores (fones de ouvido), sendo no ouvido direito o Podcast e no ouvido esquerdo a músicacom relevância emocional;
  • Ao final do experimento, relatar as informações que apreendeu e/ou negligenciou;
  • Num segundo momento, repetir o experimento anterior, escutando somente o Podcast nos dois ouvidos (Fase 02).
  • Após essa nova etapa, relatar quais informações apreendeu e/ounegligenciou comparada a primeira fase do experimento.

O experimento teve duração de três minutos, tanto na Fase 01(exposição auditiva dicótica), bem como na Fase 02 (exposição auditiva binaural).


Resultados – Relatório de Observação

Fase 01 – Exposição Auditiva Dicótica

        

O sujeito B relatou que percebeu apenas a música em primeiro plano, durante quase todo o experimento. O tema abordadono podcast demorou a ser identificado e, somente a partir do segundo minuto do experimento, o sujeito B relatou ter entendido a ideia central tratada na referida mídia.

Ao ser questionado, o sujeito B relatou que percebeu que o conteúdo do podcast apresentado, tratava darelação entre pais e filhos, e a interferência que estapode causarem sua vida adulta. Entendeu que o assunto central se referia a padrões de vitimização, traumas, etc.

Fase 02 – Exposição Auditiva Binaural

Após a conclusão da segunda fase do experimento, o sujeito B relatouter constatado que a maior parte das informações transmitidas no Podcast supracitado (fone ouvido direito) foram negligenciadas na Fase 01.Informou que somente nessa nova etapa do experimento, percebeu que a apresentadora abordouo tema acerca das relações afetivas,sobre como elas podem sofrer a influência da relação com seus pais na infância. A apresentadora correlaciona de forma lúdica, a relação entre pais e filhos, e a relação opressor X oprimidode Paulo Freire(2017),como um condicionamento a vitimização nos relacionamentos afetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com