TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Por:   •  4/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo desse resumo é mencionar sobre a importância dos momentos principais da Filosofia, vivida por Sócrates, pelos Sofistas e Platão.

Sócrates nasceu na Grécia e foi considerado o Pai da Filosofia. Ele não deixou nada escrito sobre seus pensamentos, os que encontrarmos nos registros hoje foram deixados por seus seguidores. A sua contribuição no campo da moral e da ética é inestimáveis, de certo modo o pensamento de Sócrates funda a cultura Ocidental e os seus alicerces mais remotos. Deixou a natureza em segundo plano e trouxe o homem para o centro das discussões Filosóficas. Vivia em busca pela virtude, usava o método da Maiêutica para o conhecimento, afirmando que nada se pode ensinar o conhecimento já existia dentro das pessoas só precisava ser estimulado. Sócrates teve um fim triste, pois pressionado pela sociedade devido suas idéias radicas foi condenado à morte e negou a fugir, pois afirmava que não viveria de fato os ideais pregados por ele caso fosse buscar refúgio em outro país.

Deixou como discípulo Platão que acreditava em dois mundos distintos o Mundo Inelegível (idéias) e o Mundo Sensível (imperfeito), ou seja, ele afirmava que tudo que existia no mundo era uma cópia do mundo das idéias, um mundo perfeito sem defeitos. Ele escreveu em forma de diálogos, registrando em alguns momentos a vida de Sócrates.

O discípulo de Platão foi Aristóteles, ele foi responsável em sistematizar o conhecimento, dividindo em saberes diferentes a Física relacionada à natureza, matemática e a Filosofia. Ele discordou de Platão, pois acreditava que o conhecimento vem da parte dos sentidos e elaborado no mundo. Dessa forma, percebemos que cada um deles acreditava em um tipo de conhecimento distinto.

Sofistas, são os sábios que ensinavam a retórica para quem estava disposto a pagar para aprender, pois naquela época a atividade política era muito bem vista, quem tivesse esse conhecimento alcançava lugar de destaque na sociedade por ser uma atividade nobre. Defendiam o relativismo, ou seja, não existia a verdade tudo seria uma convenção social, depende de quem fala e da sua classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com