TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia na Psicologia

Por:   •  27/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Psi da percepção av2

Agnosia-falta do conhecimento, déficit perceptivo, vários tipos: visual, auditiva,tátil e etc.
Agnosia visual- incapacidade de reconhecer objetos
Prosopagnosia- incapacidade de reconhecer faces
Acinetopsia- incapacidade de reconhecer movimentos

Percepção de profundidade
O que são indicadores binoculares e indicadores monoculares de profundidade? São  indicadores  responsáveis  por  transformar  imagens  retinianas  bidimensionais  diferentes  em  uma única  percepção  tridimensional.  Podem ser binoculares onde requerem  ambos  os olhos  ou monoculares que estão disponíveis em cada olho separadamente.

Distancia entre a pessoa e o objeto que ela percebe
Indicadores monoculares:
1- tamanho relativo- tendemos a  perceber o estímulo maior como mais próximo e o menor como mais distante.
2- altura relativa- tendemos a perceber o estímulo mais baixo como mais próximo e o mais alto como mais distante.
3- perspectiva linear- duas retas paralelas a distancia entre si são percebidos como mais próximos enquanto os estímulos mais próximos são percebidos como mais distantes.
4- gradiente de textura- estímulos mais distantes entre si são percebidos como mais próximos enquanto os estímulos mais próximos são percebidos como mais distantes.
5- paralaxe de movimento-pessoas em movimento percebem os estímulos imóveis como se estivessem em movimento na direção contrária. Os que passam com mais velocidade são percebidos como mais próximos e o que passam mais lentamente são percebidos como mais distantes.
6- superposição ou bloqueio- o objeto sobreposto é percebido como mais próximo do observador.

Indicadores binoculares:
1-Disparidade  binocular- é devida à diferente posição dos dois olhos, o que fornece uma pista visual de profundidade também conhecida como visão estereoscópica.
2- Convergência binocular- é quando a posição relativa das linhas de visão alterasse sempre que olhamos para um objeto situado a distâncias diferentes. Termos dois olhos proporciona-nos um indício de profundidade muito importante, pois cada olho recebe uma imagem diferente do mesmo objeto.
3-Estereogramas-  é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional.

Movimento aparente- Percepção de movimento em estímulos imóveis.
Movimento estroboscópio- em função da velocidade na qual as lâmpadas são acessar e apagadas alternativamente. (pisca-pisca)
Movimento de quadros e figuras- a velocidade na qual as diferentes imagens  imóveis são apresentadas cria a ilusão de movimento.
Movimento autocinético- ao olharmos fixamente para um ponto imóvel num ambiente escuro, percebemos este ponto se movimentando.

Movimento induzido- quando o fundo se desloca, tendemos a perceber o objeto em movimento na direção contrária.
Movimento de pós efeito: ao olharmos para uma superfície imóvel, logo após termos olhado para um movimento constante, essa superfície é percebida como se estivesse se movimentando.
ex: olhar para uma cachoeira por um minuto e depois olhar para as pedras fixas do lado.

Constância perceptiva: refere-se ao fato que a percepção se mantém constante apesar das alterações sensoriais.
1- Constância de tamanho- se refere à tendência a perceber os objetos como se eles tivessem um tamanho constante, apesar de que o tamanho da imagem retiniana se torne menor quanto mais o objeto se distancia.
2- Constância de forma- é responsável por podermos reconhecer o formato de objetos conhecidos, apesar da forma constantemente mutável da imagem retiniana. Não importa o ângulo, vemos uma porta como retangular.
3- Constância de cor e luminosidade- reforçam a conclusão de que a constância não é uma resposta a indicações específicas e sim a um conjunto de relações.  Se um pedaço carvão e uma folha branca de papel forem iluminados de forma que o papel se torne mais escuro que o carvão, ainda assim, o carvão parecerá preto e a folha branca.

Ilusões perceptivas: Percepção deformada, alterada de um objeto real e presente. Na ilusão há sempre um objeto externo real, gerador do processo de percepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatos psicológicos diversos.
-Mostram como  nossa percepção pode se opor as informações sensoriais.
-Ilusões perceptivas: tamanho, direção, forma, cor ou luminosidade, movimento.

Predisposição perceptiva: A percepção é influenciada por predisposição que estão no observador.
Quando nossas experiências, pressupostos e expectativas influenciam no que percebemos, impomos padrões a estímulos sem padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com