TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestalt Brincar Educação

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

Parecer do grupo sobre a pesquisa realizada considerando os resultados relatados.

É importante entender o brincar vinculado aos fatores históricos e culturais que propiciaram seu aparecimento. Conforme a evolução da humanidade é possível perceber que esta atividade representa o processo de aprendizagem e descoberta do ser humano e que este traz consigo uma forma direta de colaborar na construção cultural de uma sociedade.

Independentemente de época, cultura e classe social, o brincar faz parte da vida da criança. Nos dias de hoje, esta atividade vem sendo cada vez mais esquecida e abandonada pela sociedade, pois é substituída por outras atividades como: assistir televisão, jogar videogames e usar o computador como forma de preencher o tempo em que ficam em casa. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o brincar pode ser um ato sério, considerando que a criança o faz de modo bastante compenetrado (Figueiredo, 2004).

No brincar, a criança afirma seu ser, proclama seu poder e sua autonomia, explora o mundo, faz pequenos ensaios, compreende e assimila gradativamente suas regras e padrões, absorve esse mundo em doses pequenas e toleráveis. É por meio desta atividade que as crianças aprendem regras, limites e obtêm objetivos claros, de forma voluntária e prazerosa. Além de essa atividade ser um passatempo para a criança, ela é motivada a brincar por meio de processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades e não só para "passar o tempo" (Figueiredo, 2004).

Na realidade, os momentos do brincar são oportunidades de aprendizagem "disfarçadas". As evidências são claras, visto que o brincar promove desenvolvimento em diversas áreas. E um dos principais componentes deste é o aprender a manipular símbolos e a pensar abstratamente. A partir dessa dinâmica, ela se conscientiza de si mesma como ser agente e criativo, tornando o brincar uma linguagem essencial ao seu desenvolvimento, já que nesta atividade produz e reproduz emoções, possibilitando nomear e organizar seu mundo.

As interações das crianças são permeadas de criatividade e complexidade, pois "as mesmas não só imitam ou reproduzem aquilo que aprenderam ou vivenciaram, mas também, criam, alargam, condensam, intensificam e conduzem para novos caminhos e novos significados". De tal modo, a criança se expressa, descobre, experimenta, desenvolve, forma e reforma conceitos, distinguindo seus desejos, necessidade e fantasias da realidade.

 O brincar é um meio de comunicação, pelo qual a criança sai de uma situação centralizada em um objeto, para torná-lo um mediador entre ela e seu mundo. No ato de brincar há inúmeros aspectos que caracterizam o ser e o estado de cada criança, das suas emoções, dificuldades, vivências, formas de ver e relacionar-se com o mundo e do seu estado de desenvolvimentos físico, mental e emocional. Desta forma, a utilização de recursos lúdicos tem o intuito de facilitar o seu processo de desenvolvimento tanto interior como exterior (CENPEC, 2009).

Dessa forma, concluímos que, dentro de uma perspectiva gestáltica, o desenvolvimento do ser humano é um processo contínuo de ajustamentos criativos, o que significa que estamos em constante transformação e a cada momento nos apresentamos com uma configuração única, com infinitas possibilidades de novas reconfigurações e assim por diante de forma ininterrupta até o final da vida.

Bibliografia:

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC. (2009). Brincando e aprendendo. Disponível em http://www.cenpec.org.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com