TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestalt Histórico

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

No século 18, o filosofo alemão Immanuel Kant revolucionou o pensamento acerca do mundo ao observar que nunca sabemos o que realmente está “do lado de fora” de nós mesmos, porque o nosso conhecimento é limitado pelas fronteiras da mente e dos sentimentos. Não sabemos como são as coisas “em si mesmas”, mas sim como as experimentamos. Essa visão constituiu a base da Gestalt-terapia, segundo a qual é essencial nos lembrarmos de que a complexidade da experiência humana com todas as suas tragédias, traumas, inspirações, paixões, e infinitas possibilidades nos aparece codificada pelas “lentes” individuais por meio das quais a enxergamos.

A Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século 19 e os primeiros anos do século 20.

A Gestalt Terapia surgiu pelas mãos do médico alemão Fritz Perls. Em 1946, este imigrou para a América, instalando-se definitivamente em Nova York, onde conheceu seu grande colaborador, Poul Goodman. Juntos introduziram o conceito de Gestalt Terapia. Foram inspirados por várias correntes, como o Existencialismo, a Psicologia da Gestalt, a Fenomenologia, a Teoria Organísmica, a Teoria de Campo, o Holismo , o Psicodrama e enfim a filosofia oriental. A mesma dominou os estudos da psicologia na Alemanha, datada desde 1910 pelos seus fundadores, opondo-se ao Behaviorismo e seus conceitos. Perls desenvolveu suas teorias na década de 1940, quando a visão psicanalista dominante entendia que a mente humana podia ser reduzida a uma serie de pulsões biológicas que procuravam ser satisfeitas. Essa abordagem não dava espaço para a experiência individual, algo que Perls considerava de fundamental importância. Ele considerava essencial que as pessoas entendessem seu poder no processo de criação.A teoria da Gestalt usa princípios da experiência, da percepção e da responsabilidade individual tanto no que se refere a pensamentos quanto a sentimentos para incentivar o crescimento pessoal por meio do estabelecimento de um senso de controle interno.

Em Gestalt Terapia, alguns conceitos foram aproveitados da Psicologia da Gestalt.

-FIGURA E FUNDO

Os conceitos de figura e fundo, por exemplo, dizem respeito sobre a forma como experimentamos nossa realidade e as influências envolvidas nesse processo complexo.

FRUSTRAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO

 

A partindo do princípio de fechamento da Gestalt é possível pensar na responsabilidade do indivíduo em manter a situação inacabada, ou seja, a Gestalt aberta. Gerando uma possibilidade de a pessoa que deixou uma situação inacabada não se responsabilizar pelo fechamento da mesma e transferi-la para outras pessoas.

COMPORTAMENTOS RECURSIVOS

As situações recursivas funcionam como “novas chances”, algo na qual podemos encontrar uma oportunidade de troca com o mundo e alcançar o fechamento necessário dos nossos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com