TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Por:   •  1/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JAINE DIAS DE OLIVEIRA

PORTFÓLIO:

2º Ciclo de Aprendizagem

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Professor Responsável: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci

Tutora: Renata Andréa Fernandes Fantacini

2022

Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos  estudante ao longo de toda a Educação   Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o  desenvolvimento  de  competências   e  tendo  certeza   que  os  alunos  estão  incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não  quer  dizer o básico) e   o professor não apenas seguindo um  rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.

  1. (Coerência entre ensino e aprendizagem.) Manter atualizados os estudos e conhecimentos teóricos acerca da BNCC as suas atualizações curriculares, a fim de estar sempre íntegro com o que está apresentado, e praticar, nesse sentido, postura reflexiva e crítica para que estes conhecimentos estejam ativos e vivos no docente.

  1. (Registro) Elaborar instrumentos avaliativos e de diagnóstico, tendo um registro dos alunos e turma, sabendo consultá-los de forma a perceber o desenvolvimento e o avanço dos alunos ao longo do tempo, de forma a identificar dificuldades e brechas a serem trabalhadas para garantir o comprometimento do aluno no processo/aprendizagem.

  1. (Acompanhamento da estratégia) Proporcionar oportunidades iguais para todos os alunos e realidades sócio-culturais, de gênero, raça e origem, passando e acompanhando seus conhecimentos com o que se apresenta à sua frente em sala de aula, pela realidade de seu grupo e de seus alunos individualmente.
  1. (Avaliação do progresso do aluno) Com o intuito de desenvolver as capacidades de autoconhecimento e autocuidado, bem como da empatia e cooperação, através de atividades e oportunidades de trabalho individuais
  1. (Promover a Interação em grupo.) Envolver-se e proporcionar oportunidades pedagógicas onde os alunos se envolvam com toda a escola em seus diversos âmbitos, bem como com a comunidade escolar, proporcionando assim diversas habilidades e capacidades, como responsabilidade e cidadania, trabalho e projeto de vida, comunicação, etc.

2- Cite 5 ações  como  professor, em qualquer  área  da  Educação  Básica,  que mostrem:  o  que  devo  “olhar”,  “revisitar”  no  contexto  da  Educação  Infantil  para garantir  as  aprendizagens  essenciais  na  e tapa  em  que  você  vai  ensinar, considerando a lógica da  progressão de  aprendizagens? A pergunta não é o que a educação infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com