TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Humanização Hospitalar

Por:   •  20/10/2018  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo trata do conceito de humanização no contexto hospitalar, sendo que o profissional psicólogo é o principal agente instaurador e facilitador dessa prática.

A humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamento, conceitos e práticas da equipe médica que atende o paciente, facilitando assim o processo de hospitalização deste, já que este nem sempre é tratado como sujeito que possui identidade, crenças, valores, mas, tratado apenas como o portador de determinada patologia.

Para que aconteça o processo de humanização nos hospitais é necessário desde a educação e o treinamento dos profissionais de saúde, até mudanças na estrutura hospitalar, pois, isso resultará num melhor atendimento hospitalar e uma experiência de hospitalização mais confortável para o paciente, e consequentemente uma maior valorização e respeito ao sujeito internado.

O psicólogo que atua no contexto hospitalar e realiza um trabalho de humanização deve levar em consideração a saúde física e mental dos pacientes e da equipe hospitalar, deve resgatar a dignidade e o respeito para com o paciente, acolher os familiares, e promover um ambiente de trabalho mais saudável. Tais intervenções visam um menor tempo de internação dos pacientes, melhor eficiência na realização dos trabalhos e um maior comprometimento de todos os agentes hospitalares.

Para tanto, o psicólogo pode encontrar dificuldades no processo de humanização hospitalar: a falta de apoio da equipe médica, que julga o hospital como sendo o lugar só do médico, a direção do hospital em relação a distribuição de recursos necessários para algum trabalho mais dispendiosos , a falta de diálogo entre os profissionais, e a própria dificuldade que o ser humano tem com as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com