TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A psicologia organizacional e do trabalho vem conquistando seu espaço nestes últimos anos, apesar de a mesma não ser tão reconhecida e aceita (por conta de sua aplicação no início e queixas posteriores) é de extrema importância para a empresa e seus colaboradores. Pois, ela tem foco nos funcionários como indivíduos, este ser íntegro e singular, e se preocupa em compreender e desenvolver o comportamento individual/ coletivo e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Ou seja, trata-se de questões complexas da relação do indivíduo com o trabalho.

A área de atuação do psicólogo é diverso, como: administração de pessoal (planejamento de cargos e salários, RH, recrutamento e seleção, rotatividade, benefícios e remuneração); qualificação e desenvolvimento (desenvolvimento de colaboradores, avaliação de desempenho, treinamentos); comportamento organizacional (satisfação, cultura organizacional, desempenho, grupos de liderança); condições de trabalho (segurança e saúde); relações de trabalho (programas de socialização e conflitos); e mudança organizacional (programas de qualidade e desenvolvimento); Assim, podemos perceber a extrema relevância deste profissional nesta área, podendo intervir desde a estrutura, cultura, clima, desenvolvimento e políticas da empresa. Com intuito de que os funcionários se sintam engajados e satisfeitos - “vestir a camisa” – e para propiciar ótimas condições de trabalho, assim, só trará benefícios para eles mesmos e para a empresa.

Assim, pode-se observar cada vez mais a necessidade de uma gestão estratégica nas empresas voltada para a identificação e resolução de conflitos e o bem-estar no ambiente laboral. Vale ressaltar que é imprescindível que o psicólogo organizacional e do trabalho tenha consciência da importância do seu papel dentro das organizações, auxiliando constantemente no desenvolvimento de pessoas de maneira dinâmica e eficaz, auxiliando a gestão no aprimoramento e implementação de políticas que estimulem a criatividade e o progresso, gerando um ambiente acolhedor e multiplicador de conhecimento.

Convém ressaltar que este profissional precisa possuir uma visão sistêmica, além de ter conhecimento da empresa (cultura, política e negócios) ele precisa também estar atualizado sobre as tendências de mercado e gestão, a fim de garantir prosperidade profissional para ambos os lados (colaboradores e organização).

Por fim, nunca é demais lembrar que o elemento primordial que move as empresas são as pessoas, então seria fundamental considerar que o psicólogo organizacional é algo indispensável para o sucesso e bem-estar das organizações e seus integrantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CINTRA, Josiane Costa. Psicologia Organizacional e do Trabalho II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com