TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO NO ÂMBITO COMPORTAMENTAL: A AÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO NO ÂMBITO COMPORTAMENTAL: A AÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

1 TEMA: A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO NO ÂMBITO COMPORTAMENTAL

2 PROBLEMÁTICA

Qual a diferença entre reforço positivo, reforço negativo e punição, dentro do comportamento no Behaviorismo?

3 HIPÓTESE

É fundamental sabermos quais as diferenças de reforçamento diante da teoria do behaviorismo, por mais simples que possam aparecer, precisam ser estudadas, analisadas e discutidas, pois, essa parte do comportamento define como nossas ações terão significação em nossas conseqüências.

4 OBJETIVOS

4.1 GERAL:

Deve-se saber como compreender e definir a importância de um reforçamento para que seja possivel usá-las diante de quaisquer circunstancias de comportamento em nossas ações.

4.2 ESPECIFICOS:

• Compreender e verificar de que forma os docentes poderiam ministrar suas aulas, utilizando exemplos claros em suas analises sobre a questão de como o comportamento pode ter conseqüências.

• Analisar as expectativas que estes docentes têm diante do conteúdo dentro do comportamento do behaviorismo.

5 JUSTIFICATIVA

Cabe-se ressaltar a importância do reforço no aprendizado de acordo com a psicologia da educação, que é de grande importância devido esta relacionado com o comportamento dentro da teoria do Behaviorismo. Diante dessa temática observamos que esta proporciona um embate ao que diz respeito ao reforço positivo, reforço negativo e a punição. Para isso procure-se distinguir as diferenças e ações que elas fornecem.

Pode-se analisar que o reforço positivo é aquele que serve para fortalecer o comportamento que o precede de uma recompensa um exemplo claro é aquele onde um aluno por sua vez recebe um puxão de orelha, ou seja, um contato físico, já o reforço negativo é a retirada de um estimulo que causa desprazer, neste o organismo apresenta o comportamento pretendido, um exemplo, é quando um pai desliga a TV interrompendo a programação que seu filho assistia. Então o que difere o reforço positivo de um reforço negativo é que o primeiro consiste em inserir um estimulo reforçador no ambiente, e o segundo consiste na retirada desse estimulo aversivo.

Ademais cabe frisar de que é comum haver confusão entre reforço negativo e punição. Enfatizando que este reforço negativo ao contrario do que o nome pode sugerir, não é um estimulo que reduza a freqüência do comportamento, e sim o que aumenta a freqüência do comportamento, que seria a retirada de um estimulo aversivo do ambiente, sem esquecer que o reforço não é recompensa. Tratando-se de punição, esta por sua vez é um estimulo aversivo que reduz a probabilidade de comportamento. Porem, também pode ser positiva quando se trata em inserir-se no ambiente aversivo, em caso de negativa seria a retirada de um estimulo reforçador no ambiente.

Portanto, os termos positivo e negativo, não indicam que o reforçamento ou punição seria boa ou ruim, referem-se simplesmente pela retirada ou introdução de estímulos que podem aumentar ou diminuir a freqüência de um dado comportamento.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

(Aqui destaca-se idéias, pensamentos de autores que dêem suporte ao que vem ser proposto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com