TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DO PSICÓLOGO NAS ACADEMIAS DE GINASTICA

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PROMOVE

        

 Wellington Moura Corgozinho

ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO I

A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DO PSICÓLOGO NAS ACADEMIAS DE GINASTICA

Curso: Psicologia

2º período

Professora: Luciana Moreira Loca

        

Belo Horizonte

 2018

Respostas

  1. O que motivou a sua escolha pela psicologia do esporte?

Por observar que atletas de grande desempenho e de esportes famosos são notícia com frequência por abuso de drogas e confusões em casas noturnas. Queria entender em que momento da carreira e o que motiva estes atletas a se descontrolarem a ponto de virarem notícia. Por que o sucesso traz este tipo de comportamento em alguns atletas.

Também sempre gostei muito de esportes e de ajudar as pessoas. Resolvi cursar psicologia, e no último período, tive conhecimento da área da psicologia esportiva. O esporte é um fenômeno social em que o componente emoção está presente a todo momento. Talvez seja um dos acontecimentos de sociedade em que verificamos níveis de emoções e sentimentos oscilarem em frações de segundos. Resumindo no esporte a linha que separa a loucura da normalidade é muito tênue. Depressão à euforia, raiva à melancolia ansiedade ao relaxamento. Esses acontecimentos me excitam.

  1. Como definir a clínica da psicologia do esporte?

Como no esporte ou em qualquer área da psicologia, a clínica é norteada pelo sofrimento do outro. O psicólogo deve ser atento e observador para perceber o momento da intervenção. Todo desempenho humano, necessita de uma boa saúde mental. O que falta é um conhecimento maior sobre a área por parte das pessoas que estão à frente dos esportes (dirigentes, treinadores, etc.) falta ao psicólogo desmistificar a ideia de muitos que psicólogo é para “maluco”, falta o psicólogo se especializar para atender a especificidade do esporte e ocupar uma lacuna que existe nas equipes no que diz respeito a preparação psicológica.

  1. A atuação do psicólogo nas academias aumenta o controle emocional?

Sim. Os alunos de uma academia são propensos a exagero, principalmente perante uma sociedade que dá tanto valor a aparência física. O psicólogo deve estar atento as síndromes alimentares e distorções de imagens que estes alunos possam apresentar diante deste ambiente cada pessoa possui um padrão de comportamento distinto. Portanto, existem demandas individuais diferentes para cada atleta, mesmo sendo de uma mesma equipe, mas algumas habilidades psicológicas são fundamentais para qualquer modalidade esportiva. Como gerenciamento de estresse e ansiedade, nível de atenção e concentração, tolerância, à frustação, motivação, equilíbrio emocional, habilidades sociais para lidar em grupo.

  1. Ajuda a desenvolver a capacidade de auto superação e resiliência?

Sim, deve se buscar a auto superação e a resiliência, afim de que cada aluno consiga prosseguir na conquista da saúde mental e física, sem exageros. Já com os atletas depende da modalidade esportiva, algumas requerem mais recursos do que as outras. Estar concentrado é uma habilidade psicológica muito importante para qualquer atleta, porém pode haver níveis diferentes de concentração dependendo da situação exigida nas competições.

  1. Como os profissionais da psicologia abordam o tema ou’’ interação subjetiva nas academias?

Pode ser abordado através de grupos de apoio, campanhas educativas, atendimentos individuais, etc. Com toda certeza, vai depender de como as pessoas que estão em torno lidam com esses aspectos, o papel da família é fundamental. As pessoas são muito exigentes consigo mesmas, as pressões por rendimento são inevitáveis.

Nosso papel é de buscar a cautela, fortalecer o indivíduo, a sua autoestima e autoimagem, procurar o equilíbrio emocional, a ludicidade e o prazer pela pratica esportiva, tentando contribuir para a reflexão, para que os alunos conheçam os próprios limites, suas qualidades pessoais, pensando em sua qualidade de vida, no gerenciamento da ansiedade e na saúde mental dos mesmos.

  1. A busca por práticas alternativas motivadoras diferenciam ou contribuem no cotidiano?

Como o nome já diz, estas práticas quando presentes causam motivação e, quando ausentes provocam insatisfação. As práticas motivadoras movimentam a natureza humana pela concretização do objetivo, assim como a energia necessária para praticar qualquer ação. Dessa forma não somente na prática de esportes, mas também nas atividades e obrigações nos mais variados setores da vida precisam desse impulso para serem realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com