TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  19/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Projeto de Pesquisa em Psicologia Experimental apresentado em cumprimento às exigências da disciplina PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM

do curso de Psicologia ministrado pela professor………………...

24 de abril de 2017


TEMA

A influência da internet no processo de aprendizagem.

DELIMITAÇÃO

O uso da linguagem cifrada “internetês” prejudicando a interpretação textual.

PROBLEMA

A linguagem da internet influencia na interpretação de texto dos adolescentes?

HIPÓTESE

Sim. Pois com o fácil acesso à tecnologia, onde se tem condições de correções automáticas de texto e abreviações que encurtam o processo de linguagem, jovens podem ter problemas na produção escrita, bem como a troca da linguagem formal pela informal e a dificuldade em ler e compreender textos longos ou complexos.

OBJETIVO

[pic 2]  Geral Avaliar se a linguagem da internet influencia menos na interpretação de texto dos adolescentes.

[pic 3]  Específico Registrar a interpretação dos adolescentes após a leitura.


[pic 4]

JUSTIFICATIVA

Sabemos que adolescentes, tem uma necessidade enorme de inovar, acrescentar, recriar e ganhar fama pelas suas criações. E a internet vem sendo um meio de comunicação, que os possibilita transcrever e apresentar a língua oral de maneira totalmente inovadora, que é através da linguagem cifrada, o chamado “internetês”.

Para Komesu e Tenani, 2009, p. 624.

O internetês é conhecido como forma grafolinguística que se difundiu em textos como chats, blogs e demais redes sociais. Seria uma prática de escrita caracterizada pelo registro divergente da norma culta padrão [...] razão pela qual seus adeptos são tomados como „assassinos da língua portuguesa‟, do ponto de vista dos avessos a essa prática de escrita.

Cada dia mais cedo, as crianças têm acesso à rede mundial de computadores interligados através da internet, com isso as muitas possibilidades do surgimento de novos gêneros digitais. Os acessos virtuais vêm possibilitando aos jovens aderirem a esses novos gêneros, e é pensando nessa evolução do contato com uma nova modalidade da escrita, que surge a preocupação. A internet pode estar influenciando na interpretação textual dos adolescentes, com a troca da linguagem formal pela informal?

Essa mutação nas relações comunicativas ocasionou um novo estilo de língua impregnado de criatividade, símbolos e abreviações. De acordo com Costa (2010, p. 23) é esta “uma nova linguagem ou chamado, “estilo on-line”, com modificações no código alfabético e na escrita oficial, com invenção de novos códigos, novo vocabulário, nova sintaxe.”

Porém pesquisas recentes comprovam que crianças e adolescentes que cresceram se comunicando na internet, nas salas de bate papo, enviando e recebendo mensagens de celular, apresentam uma escrita mais desenvolta e rica em detalhes. Sabe-se que o exercício da escrita leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas e gramaticais. Sendo assim, escrever, mesmo que conversando com amigos, é uma forma de expressar melhor suas ideias e exercitar a escrita de um bom texto. Isso porque as formas gramaticais e cultas da língua não são deixadas de lado. Em algumas escolas, a escrita abreviada e em códigos, a que denominamos como internetês, não é mais considerada um problema. Os professores têm programas a serem cumpridos e exigem dos alunos os conhecimentos necessários sejam durante as aulas, durante as provas ou nas redações. Além disso, o papel social da escola é o de formar sujeitos capazes de se integrar ao mundo.


[pic 5]

É baseado nesse questionamento, que propomos em nossa pesquisa, analisar, avaliar e validar ou não, se a linguagem utilizada na internet tem influenciado na interpretação em sala e fazer referência sobre a importância do professor propor reflexões aos alunos sobre essa nova linguagem surgida nas interações através da Internet ara que seja utilizada de forma adequada, sem que ela ultrapasse a esfera digital.

Este conhecimento pode servir como base, para ajudar professores e educadores, a repassar a em sala, a necessidade de entender que, para cada situação de comunicação e conforme  o gênero discursivo, há uma forma específica de empregar a produção escrita.

REVISÃO DA LITERATURA

Para o experimento proposto, levaremos em consideração a própria definição de linguagem, que é a capacidade própria do ser humano de adquirir línguas. A evolução da linguagem trouxe consigo seus benefícios, mas também algumas preocupações, e é isso que queremos analisar nessa pesquisa.

Alguns teóricos da linguagem, como Vygotsky (1896 -1934), defendem que o homem e seu desenvolvimento se constroem através de uma perspectiva sociocultural, ou seja, o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido (RESENDE, 2009).  Ao utilizar cada vez mais a internet para se comunicar, principalmente os chats, aos poucos o sujeito vai ficando com seu raciocínio limitado, já que o discurso utilizado nas salas de bate-papo caracteriza-se por frases curtas e abreviações. A utilização frequente dessa linguagem pode interferir nas produções realizadas pelos adolescentes na sala de aula? Nesse momento, nos deparamos com questionamentos que nos fazem pensar sobre até que ponto a influência é saudável e não surge como um empecilho no processo de interpretação.

Podemos dizer que a linguagem utilizada nos chats pelos adolescentes, são quase que uma sequencia de “códigos”, e claro, os leitores dessa tribo, conseguem interpretar perfeitamente o que está escrito, uma vez que lê como se estivesse ouvindo. Eles sabem perfeitamente o que cada código significa, porém, no momento de escrever de maneira formal, podem surgir erros de gramática, já que, conforme Freitas (2005, p.13), “A maioria das características do pensamento e da expressão fundadas no oral é relacionada com a interiorização do som.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com