TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSATISFAÇÃO COM A PREPARAÇÃO DOS PSICÓLOGOS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NAS UNIVERSIDADES

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

A PREPARAÇÃO DO PSICÓLOGO: Formação e Treinamento 

A INSATISFAÇÃO COM A PREPARAÇÃO DOS PSICÓLOGOS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NAS UNIVERSIDADES

   Referência e Objetivo  

Este trabalho, tem como fundamento principal, a teoria Winnicotiana na relação mãe-bebe, estabelece suas diretrizes com base no Holding. Aborda questões quanto a formação de um  currículo para o profissional de psicologia, e que, esse espaço subjetivo passa por desafios respaldado numa ética profissional e

do saber sobre a própria psicologia:

     L. C. Figueredo aborda o tema numa analogia que nos toca e nos propõe a reflexão imediata do caminho que fazemos quando nos debruçamos na procura da construção cotidiana que se depara com a necessidade desse treinamento prático e observável,  tal como o arcabouço teórico que precisa ser rigoroso e sempre capaz de conduzir a crítica de tais diretrizes que visam treinar, preparar

e formar o profissional:


“Permitam-me tomar como inspiração a concepção de Winnicott quanto à relação mãe-bebê. Como se sabe, a “mãe suficientemente boa” propicia ao bebê os cuidados de sustentação e de proteção indispensáveis para que ele subsista fisicamente e se constitua psiquicamente; mas ela propicia também, na medida do incremento das capacidades do infante, uma sucessão de desadaptações, ou seja, a mãe suficientemente boa falha e, numa certa medida, ela deixa a desejar. Uma mãe que não seja capaz daquela adaptação básica às necessidades do bebê é muito perniciosa, mas uma que não se permita falhar — a popular “super- mãe” — jamais dará à criança em desenvolvimento o espaço para que possa crescer e adquirir uma certa autonomia.”


    Podemos perceber que, essa construção permeada pela necessidade do lugar que ‘deixa a desejar’ por excelência, e não por falta de empenho e responsabilidade, faz-se importante para que o candidato a psicoterapeuta evolua em suas aquisições no conhecimento teórico daquilo que pretende estudar e vir a tornar-se um profissional capacitado.

    Ideia Central do Texto:

  O texto aborda tanto a insatisfação dos alunos do curso de psicologia, quanto dos professores que ministram as disciplinas numa perspectiva da importância das faltas cometidas como projetos que vislumbram o ‘ir além do aluno’, a busca própria no caminho da autonomia, tal como o próprio tempo e seus incidentes. Aborda essa insatisfação a partir da compreensão da teoria Winnicotiana com ênfase na mãe suficiente boa, e que, por assim ser, encontra as razões daquilo que precisa suprir no seu bebe e naquilo que precisa faltar porque, naturalmente, a vida é arquitetada nessa falta e nesse exercício de

contribuir para suprir demandas.

Figueredo afirma que:

“A psicologia, na verdade, está organizada em tomo de interesses práticos e cognitivos distintos e na forma de comunidades e subcomunidades teóricas e profissionais, relativamente autônomas, com seus órgãos de publicação, seus Congressos, seus Institutos de Formação bastante independentes uns dos outros. A tarefa do ensino universitário, orientado pela expectativa de uma formação única e uniforme, está, portanto, em franca oposição à realidade do nosso campo.”


  Mais tarde ainda se aprofunda quando deixa emergir as questões que nos permite a reflexão de maneira melhor compreendida quando diz que    “entretanto esta seja uma realidade reconhecida por todos nós, ela parece ser posta de lado quando nos pomos a pensar num currículo ideal. Parece que nessa instância nos esquecemos de que o estabelecimento de um currículo implica a definição de uma relação de forças entre diversas concepções do que seja fazer, pensar e ensinar psicologia. O currículo ideal, nesta medida, não existe; o que há são resultados provisórios do conflito entre perspectivas mais ou menos díspares. Concretamente, os currículos são soluções de compromisso que acabam refletindo o resultado de um jogo político que envolve as direções das faculdades, os membros do corpo docente e, às vezes, partes do corpo discente.”

 

     

 

  Elementos de Base- Ideias que Fundamentam a oTexto  Central:

  Trazendo uma perspectiva da formação e do treinamento, o autor demonstra as características importantes das disciplinas na graduação, por um lado as que tem vocação para o holding, ou seja, as que dão sustentação para a formação, e outras que são de treinamento, estas ultimas tendem a ter uma natureza de despertar os alunos para uma busca de horizontes a serem trilhados. E nesse contexto de busca que o autor traz a insatisfação para com o currículo escolar, essa insatisfação é um tema primordial para o processo de ensino e aprendizagem. Para ilustrar esse ponto, o autor recorre ao conceito winnicotiano de que a “mãe suficientemente boa” propicia o bebê sustentação e proteção indispensáveis, contudo a mãe suficientemente boa falha numa certa medida, ela “deixa a desejar”. A mãe que não falha, a popular “supermãe”, não dará a criança em desenvolvimento o espaço necessário para crescer e adquirir uma certa autonomia. Nesse contexto, a insatisfação é a motriz geradora de novas possibilidades de buscar e adquirir novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (478.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com