TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Sentidos Para a Aprendizagem Infantil

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

O a importância dos sentidos para a aprendizagem infantil.

Aristóteles disse que “nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos” essa frase de Aristóteles contrapõe a ideia de Platão sobre o mundo das ideias ele afirma que os nossos pensamentos não são formados simplesmente pela nossa alma, mas sim da nossa experiência sensível.

Aristóteles especificou quais seriam essas experiências sensíveis que seriam os responsáveis por toda nossa codificação sensorial e são os 5 sentidos que é falado desde os primórdios da nossa vida acadêmica e são eles: visão, tato, olfato, paladar, audição, Aristóteles afirma que só através desses sentidos conseguiremos codificar e dar significado a todas as coisas do mundo.

Quando a criança nasce os 5 sentidos não estão completamente formados e não funciona perfeitamente, a rede de nervos que liga o cérebro aos órgãos dos sentidos ainda não está completa, por isso algumas estruturas tende a amadurecer mais tarde, para que eles possam amadurecer mais rápido e funcionar perfeitamente precisa ser bastante estimulada, alguns órgãos como a visão e olfato já é estimulada sem nenhuma interferência de terceiros, a luz do dia por exemplo, já é um estímulo para a visão, tendo em vista que o bebê está acostumado com o escuro do útero.

As atividades sensoriais, como são chamadas hoje esse grupo de atividades que contribuem para o estimulo dos sentidos das crianças são atividades que também contribuem para o comportamento cognitivo, comportamental e social. Uma criança bem estimulada pode ao longo do seu crescimento ter facilidade em diversas coisas como regular, interpretar e dar respostas adequadas às informações sensoriais recebidas no ambiente.

Podemos incluir nessas atividades sensoriais coisas simples do nosso dia-a-dia, mas que na maioria das vezes as crianças acabam sendo privadas, pela bagunça ou pelo tempo que normalmente os adultos não tem para ficar supervisionando determinada atividade que pode colocar em risco a criança caso ela esteja sozinha. Alguns exemplos de atividades são: mexer com areia, ter contato com diversas texturas, mexer com gelo, experimentar alguns alimentos diferentes ou com cheiros diferentes, trabalhar coordenação motora fina com tesoura sem ponta, trabalhar bastante o equilíbrio quando a criança já está andando, são atividades completamente simples mas que faz toda diferença na vida da criança que está começando a desenvolver de verdade os sentidos.

Teoria de integração sensorial de Ayres (2005) Ayres diz que o processo de integração tem inicio com a entrada das informações sensoriais pelo corpo e pelo ambiente, Assim, todas as informações do mundo exterior e das estruturas periféricas são recebidas pelos receptores e neurônios que constituem o sistema nervoso periférico, sendo então conduzidas até o sistema nervoso central. Também inclui saber como organizar isto tudo para aquilo a que Ayres chamou “atividade com propósito.

A partir da experiência a criança simultaneamente integra e incorpora o mundo exterior e o vai modificando. Deste modo, somente com sucessivas experiências sensoriais as crianças serão capazes de organizar e integrar estas sensações ao cérebro e criar respostas adaptativas a elas, atingindo o máximo do seu potencial, atividades sensoriais na infância poderá contribuir para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com