TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino da Matemática com a utilização de jogos é fundamental e importante na aprendizagem infantil

Por:   •  12/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

E.E.B.Wanderley Junior

Alunas: Ana Carolina Vieira, Irene Rojas, Monique Firmino, Nadia Marques, Thaiana Baiard

e Vanessa Machado.

Turma: 32 m

Matemática e Recursos Metodológicos

Professora Juliana Cristina da Silva

São José – 2018

Introdução

O ensino da Matemática com a utilização de jogos é fundamental e importante na aprendizagem infantil.

As crianças se dispersam com muita facilidade, pois ainda estão desenvolvendo a capacidade de atenção, e os jogos e brincadeiras ajudam nesse processo, fazendo com que elas se sintam atraídas.

Além de serem dinâmicos, os jogos fazem as crianças aprenderem e o contato com essa forma de ensino faz com que elas participem ativamente, além disso, ajuda a compreender com clareza as atividades e desperta maior interesse.

Segundo Piaget (1967), o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.

A utilização dos jogos para o ensino da matemática proporciona um bom relacionamento entre professor/aluno/aprendizagem, pois um depende do outro. O professor ao optar por trabalhar a matemática por meio de jogos deve saber a importância de definição dos conteúdos e o planejamento desses jogos para o jogo não se tornar mero lazer.

O que é?

Os Jogos matemáticos pedagógicos, convenientemente preparados é uma ferramenta eficaz para a construção do conhecimento matemático, sabemos que a matemática está presente no nosso cotidiano, e nas diversas atividades realizada pelas crianças. A forma de ensinar a resolver problemas brincando desenvolve um raciocínio logico e suas habilidades são tanto uma forma de lazer como de conhecimento. Faz com que o aluno encontre o equilíbrio entre o que é real e imaginário, instigando o desejo da criança de explorar e observar.  

Utilização como Recurso?

O recurso didático nas aulas de matemática, utilizando jogos, funciona para diminuir os bloqueios que alguns alunos têm a respeito da matemática, ajuda a construir, desenvolver e enriquecer a personalidade da criança.

Trabalhar com os jogos é uma técnica que facilita a desenvolver também a capacidade dos alunos em cada fase que se encontram. É uma maneira inteligente de cativar as crianças, ao mundo matemática.

Exemplo de jogos:

Trazendo benefícios, o uso de jogos na matemática se destaca por tornar os alunos mais alegres durante o acontecimento dos jogos, os que têm dificuldade vão modificando a visão negativa da matemática. Citamos três exemplos: Jogos geométricos, jogos de raciocínio lógico e jogos operatórios.

Jogo Geométrico

A geometria tem palavras complicadas e também interessantes, que são exploradas dentro da sala de aula utilizando diversos tipos de jogos diferentes.

Jogo da Forca

Objetivo: Além da identificação das formas geométricas, o jogo ajuda a criança a reconhecer letras e formar palavras. Melhora a capacidade de pensar, a habilidade de trabalhar as palavras (consoantes, vogais, número de letras e silabas). Utilizada com peças coloridas pode-se também ajudar da identificação de cores.

Jogo Operatório

Envolve certo grau de competitividade, e também estimula no aluno habilidades como analisar e relacionar, um exemplo é domínio de operações.

Jogo da ADMS

Objetivo: usar técnica operatória das quatro operações (adição, divisão, multiplicação e subtração) para alcançar seu objetivo.

Jogo de Raciocínio Lógico

Estimulando o pensamento de cada uma das crianças, o jogo de raciocínio lógico ajuda a desenvolver a capacidade de resolver problemas matemáticos, e trabalhar com a forma de organizar as informações recebidas, sabendo processá-las. A lógica vem de experiências do cotidiano, ou seja ,não é algo que se ensina, porém se pratica com jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com