TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Psicoterapia Existencial

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto Introdução a psicoterapia existencial

No texto o autor logo no início traz algumas diferenças entre o humanismo e o existencialismo. No humanismo a finalidade é conhecer-se e compreender-se, no existencialismo a busca significativa da existência.  As duas abordagens trazem conceitos diferentes, fazendo-se necessário ampliar essa caracterização.

O humanismo privilegia a saúde, investigando a experiência consciente, para que a pessoa chegue ao fenômeno em sua essência. Seu enfoque está nos aspectos emocionais, na autoestima, na aceitação empática, que o terapeuta esteja totalmente presente com o cliente. Nessa abordagem essa relação é muito mais eficaz do que qualquer outra técnica, se tornando curadora. O cliente é considerado um ser de potencialidades. O foco do terapeuta é habilitar a pessoa a se relacionar com suas limitações, pois o homem é um ser em construção eterna. O mais importante não é o passado e sim o presente, desenvolvendo a responsabilidade sobre suas próprias escolhas. O autoconhecimento é sem dúvida o que liberta a pessoa a transcender, ir além do lugar que se encontrava antes da psicoterapia. A grande questão é desenvolver uma postura interna frente aos problemas do cotidiano que sempre surgirão.

O existencialismo traz mais citações dentro da proposta do texto. O desenvolvimento individual e a integração com o mundo, segundo o autor, gera um confronto inevitável do indivíduo com os dados da existência. São pontos profundos gerados por essa abordagem na proposta da psicoterapia como estar consciente da finitude da vida e fim de todas as possibilidades, medo da separação e do isolamento (solidão), experimentar o vazio, o nada e desenvolver a responsabilidade pelas próprias escolhas. Todo o trabalho está pautado na experiência única e insubstituível de cada pessoa e só assim que a realidade é percebida. Aqui nada é explicado, logo não existe lógica. Cada um têm sua essência, seu funcionamento.

No Humanismo “A ESSÊNCIA PRECEDE A EXISTÊNCIA, ou seja, ela já está pronta. No existencialismo “A EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA”, ou seja, primeiro você experencia, depois verbaliza o que sentiu, construindo a essência.

A perturbação mental é apenas um fragmento da totalidade humana. Nessas abordagens o ser humano não focaliza o patológico. Os sintomas apresentados podem ser considerados as escolhas não autênticas, gerando o adoecimento. A resolução de conflitos traz um confronto com a existência. A psicopatologia caracteriza-se por uma existência aprisionada, tentando assumir uma realidade que não é sua. Tudo isso, expandindo um pouco mais, tem haver com as congruências e incongruências que carregamos, sempre com o foco do eu e nunca do outro.

Estamos em incongruência a maior parte do tempo, mas vamos nos autoatualizando e voltando para a congruência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com