TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Socioconstrutivista, Uma Relevante Teoria nas Áreas da Psicologia e da Educação.

Por:   •  20/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

                      EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA  

JULIEWERSON PIRES DE AGUIAR

PORTFOLIO – CICLO 3

[pic 3]

VITÓRIA-ES

2021

Atividade no Portfólio

projeto e/ou atividade de portfólio visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.

Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado anteriormente (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).

Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação (em sua casa com seus filhos ou com outras crianças, ou uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos). Depois, descreve esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual foi a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.

Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também menciona a mediação. Não esqueça de relacionar os conceitos com a observação!

Etapa 4 – Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxiliou na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido em sua prática profissional.

Observações: os alunos não deverão informar o nome e as características das pessoas que estão envolvidas na observação realizada. Por questões éticas, a identidade dos participantes deve ser resguardada.

 

  1. introdução 

Este trabalho tem objetivo de auxiliar na construção, do conhecimento dos graduandos em licenciatura de Educação física com auxílio da psicologia da educação, abordando  conceitos como Abordagem Sócio Construtivista, contudo compreende significados de teorias que nortearam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, e terias relacionada a psicólogo Vygotsky neste trabalha acadêmico faremos observações que envolve algum tipo de aprendizagem ligado à psicologia da educação.  E conceitos da abordagem a uma realidade real. ligado  ao conceito de zona desenvolvimento proximal.

  1. Descrição da observação

meu filho de 8 anos pediu para o ensinar desmontar e montar um computadores, desde pequeno ele sempre  me via fazer tal situação pois trabalho com suporte e manutenção de computadores, então montei um laboratório de informática em casa , e comecei a mostrar a ele cada componente que compõem um computador  com isso expliquei a função que  os componentes exercem dentro da máquina, com auxílio de ferramentas ele desmontou o computador várias vezes até o ponto que ele sozinho já sabia onde cada componentes ficava e os respectivos  nomes da peças, em um segundo momentos após ele compreender como funciona expliquei os tipos de defeitos que comprometem o funcionamento da máquina então passamos para uma terceira etapa que é relacionada, a parte lógica do computador nesse momento instalamos o sistema operacional na máquina também por algumas vezes consecutiva contudo hoje depois de alguns meses ele sabe identificar os componentes de um microcomputador e instalar o sistemas operacional além da história de cada sistema, por iniciativa própria ele fez pesquisa na internet pra conhecer a história do sistemas operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (423.7 Kb)   docx (213.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com