TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metáfora dos Sapatos

Por:   •  21/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

Calçar os sapatos dos outros é colocarmo-nos no lugar do outro é perceber a situação partir do ponto de vista do outro. Ver o que o outro vê, ouvir o que o outro ouve, sentir o que o outro sente. Quando há dificuldades de comunicação nós temos a tendência de ignorar o ponto de vista da outra pessoa.

Partimos de uma experiência, realizada na aula de Historia e epistemologia da psicologia em que consistiu em varias etapas:

  • Primeiramente, a professora pediu voluntários e várias pessoas se voluntariaram (mesmo sem saberem o que iria acontecer);
  • seguimos a experiência com todos os voluntários a fecharem os olhos, a pedido da professora (podendo referir, que com este pedido se demonstrou confiança pela pessoa que pediu tal tarefa);
  • de seguida, a professora pediu a todos os voluntário que retirassem os seus sapatos (o que terá causado algum desconforto, curiosidade e talvez insegurança);
  • após isto, a professora moveu os sapatos de sitio, e espalhou-os pela sala;
  • foi então, pedido a todos os membros, que ainda com os olhos fechados, andassem pela sala e calçassem o primeiro sapato que encontrassem, voltando para o lugar de seguida;
  • no final, a professora, perguntou a cada aluno voluntario como se sentia, sendo as respostas na maioria negativas, exceto uma, pois tinha calçado os seus próprios sapatos.

No entanto existe uma coisa muito importante que devemos fazer antes de calçar os sapatos dos outros. Devemos de nos lembrar que temos que tirar os nossos sapatos. Não adianta querer ajudar se estamos a olhar as coisas a nossa maneira, a nosso ver. Sendo assim estamos a perceber o outro com compaixão, amor, verdade. Parece obvio e muito fácil mas pelo contrário pois para isto precisa se de disposição para abandonar o nosso ponto de vista, nossas certezas, opiniões, sentimentos, crenças e nossos valores. Colocarmo-nos nos sapatos dos outros é por vezes muito assustador. Quando o fazemos vamos ter diretamente aos sentimentos da pessoa. É um ato de coragem .

Podemos assim concluir que calçar o sapato do outro é colocar inteiramente no lugar do outro e poder entender suas ações e sentimentos, falar da mesma forma pois só assim o vamos compreender e poder ajudar.

Colocarmo-nos no lugar do outro é sempre complicado e desconfortável assim como utilizar os sapatos da outra pessoa pois podem estar mais largos ou mais apertados. Este exercício deve ser trabalhado diariamente para que a vida fique mais fácil e mais leve.

“Quando alguém julgar o seu caminho, empreste-lhe os seus sapatos. Pois esta a ser um objeto de julgamento sem compreensão. “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com