TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA DA CULTURA RESUMO

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12


A NATUREZA DA CULTURA

A Cultura como Componente Indissociável da Condição Humana

Quando falamos de cultura, é importante percebermos que a cultura é algo que é aprendido ao longo da história da vida humana. Tanto o homem quanto as mulheres, nós fomos adquirindo cultura. À medida que fomos relacionando com a natureza, em um primeiro momento, fomos criando formas de viver, modos de vidas diferentes.

Então, quando falamos de cultura, estamos falando de algo que não é inato, que não é biológico, e sim que é aprendido ao longo da história do homem.

Então, quando pensamos em cultura, conforme mostra esse esquema, temos a questão da moral, dos valores, das crenças, dos hábitos.

A CULTURA COMO COMPONENTE INDISSOLÚVEL DA CONDIÇÃO HUMANA

[pic 1]

                                                            MORAL[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

                              IDENTIDADE                                                            VALORES [pic 6]

[pic 7][pic 8]

                                                                        SISTEMA

                                                                      CULTURAL

                                                                   

        

[pic 9][pic 10]

                                           HÁBITO

                                                                                                              CRENÇAS[pic 11]

A identidade cultural varia tanto ao longo do tempo... Se pensarmos há 100 anos, por exemplo não tínhamos exatamente a mesma cultua de hoje. Então a cultura vai variando ao longo do tempo, assim como ela varia também dependendo do lugar. E, ao mesmo tempo, o homem, nessa relação com a natureza, foi adquirindo formas de pensar.

Por exemplo, as formas de trabalhar, a forma de fazer agricultura, a forma de coletar vegetais, as técnicas, também foram variando. Tudo isso são elementos que fazem parte da cultura, assim como as crenças, a forma de pensar, a moral.

Se pegarmos a moral do começo do século 20 para moral do séc. 21, é bastante diferente. Nós adquirimos mudanças, houve mudanças no mundo que também fizeram com que a cultura fosse mudando.

Então, a cultura é algo mutável, a cultura tem algumas permanências, mas também tem coisas que vai mudando conforme a sociedade vai avançando, vai adquirindo novas normas, novas formas de pensar.

Então a cultura nem sempre é a mesma, ela vai variando também ao longo do tempo.

TRANSMISSÃO DA CULTURA

ORALIDADE                                        ICONOGRAFIA                               ESCRITA

Para transmitir a cultura, temos algumas formas dessa transmissão. Por exemplo, a cultura pode ser transmitida de forma oral, pela oralidade.

O que seria isso?

Há povos ao longo da história humana, em que muito que foi passado de geração a geração, de pai para filho, pela família, pelos amigos, se passa de forma oral.

Em algumas sociedades, isso aconteceu primeiro que outras. Mas à medida que passamos a ter a escrita, a escrita também passou a ser uma forma do qual você adquire conhecimento e, portanto, adquire cultura.

A cultura... Não estamos falando de educação. Tem pessoas que às vezes fala: “Aquela pessoa é sem cultura”. Não existe nenhum indivíduo que não tenha cultura, porque a cultura faz parte dessas questões todas, das crenças, dos hábitos, dos costumes, que a gente vai adquirindo ao longo da nossa existência .

Ao mesmo tempo, quando chegamos no mundo, o mundo já tem uma série de normas culturais, de hábitos, de tabus, de formas de ser, e a gente também adquire essas formas.

Então nós temos a oralidade, a escrita e a iconografia.

Iconografia diz respeito às formas. Por exemplo, símbolos, figuras, desenhos. Algumas sociedades, ao longo da história, também passaram, transmitiram a sua cultura, por meio desses símbolos, desses desenhos, dessas figuras.

Caso, por exemplo, da religião. Quando você vê uma pessoa, por exemplo, com uma cruz, normalmente você pensa que talvez seja uma pessoa católica, uma pessoa cristã.

Então, os símbolos são chamados de iconografia, as figuras são chamadas de iconografia, então é uma forma, também, de transmitir cultura.

A CULTURA E A AÇÃO DO  HOMEM NO MEIO

Quando eu penso na cultura, não existe cultura sem o homem. O que faz, o que diferencia o homem das outras espécies é a produção de cultura, a produção material e imaterial de cultura.

Quando falo material, por exemplo, uma casa, um jeito de fazer uma construção, que num primeiro momento era muito local porque as sociedades... Normalmente um modo de viver no qual ele se relaciona com o meio, o meio geográfico, ou seja, o entorno, a natureza, as condições existentes num determinado lugar também contribui para algumas mudanças na cultura. Então, se você tem, por exemplo, certas culturas que eram de pescadores porque tinha rio, disposição, disponibilidade par que ele adquirisse aquele conhecimento, de praticar, por exemplo, a pesca. Isso também é cultura.

Essa mediação com o meio também é importante. Mas, do longo do tempo, isso também foi sendo transformado. Então quando pensamos na cultura, pensamos nas transformações que ela vai passando ao longo da história humana.

A Cultura e a Ação do Homem ao Meio

                                                                                                                  [pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

                             

O caso das técnicas. Você tem uma técnica, por exemplo, de construir, você tem uma técnica para coletar vegetais, você tem uma técnica para produzir alimentos, você tem uma técnica... Então a técnica também faz parte, é um elemento da diversidade cultural existente no mundo.

No passado, essas técnicas, em geral eram diferentes, eram muito mediadas pela relação com a natureza. Eu tenho uma árvore, então vou fazer uma cabana que tenha a árvore. Ou se eu não tenho, vou usar palha. Se eu tenho barro, vou fazer uma casa de pau a pique, que também tem barro. Ou seja, a forma da técnica, a forma da produção das coisas era muito mediada por essa relação com a natureza.

E o que nos distingue, portanto, das outras espécies é essa produção de técnica, essa produção de cultura, que faz com que a gente tenha uma distinção de não sermos apenas um ser biológico, mas também sermos um ser cultural. Então a cultura tem essa relação com o homem.

POPULAÇÃO – SOCIEDADE – CULTURA

Nós temos alguns autores ao longo da história... da existência humana, que discutiram bastante essa questão da população, também da cultura, da sociedade e são elementos que estão relacionados.

Então, temos, por exemplo, o caso do Malthus, que é um autor do séc. 18. E o período em que o Malthus viveu...  Esses autores são europeus, é um período em que a Europa estava passando por muitas transformações econômicas, sociais e culturais. Você tinha um processo de industrialização inicial, no qual muitas pessoas saiam do campo e vinham para a cidade.

Nessa relação, desses pobres chegando na cidade, esse autor elaborou uma teoria, que é uma teoria de população que diz que a população no mundo cresceria geometricamente enquanto que os alimentos cresceriam em proporção aritmética. E segundo ele, portanto, faltaria alimento.

Ele coloca que a sociedade, e também a questão cultural, faria com que houvesse fome, problemas, por conta desse aumento da população.

Claro que hoje a gente vê essa teoria, e ela é discutida, porque a gente sabe que por meio das técnicas hoje é possível plantar, por exemplo, produzir muito mais alimentos que no passado, e não é necessariamente, portanto, a quantidade da população que faz com que exista escassez de alimento, e sim, muitas vezes, a forma de distribuir.

Outro autor, já do século 19, muito conhecido, é o Marx.

O Marx fala muito da relação da sociedade com a cultura, pelos meios de produção e do modo de produção.

São expressões usadas por ele. Ele coloca que cada sociedade, ao longo da história humana, foi produzindo modos de produção diferentes e os meios de produzir.

O que seriam os meios de produção?

Por exemplo, para fazer agricultura, quais eram os meios de produção lá dos povos chamados povos primitivos?

Quais seriam hoje, por exemplo, esses meios de produção?

Hoje, por exemplo, temos tecnologias muito mais avançadas. O trabalho humano hoje é preterido em relação ao uso de tecnologias.

Então esses meios de produção foram mudando. Assim, portanto, a cultura também vai mudando. Se eu tinha, por exemplo, no passado, uma agricultura na qual era mediatizada, muito mais pela relação com a natureza... Se chove, se não chove. O que plantar, como plantar. Eu conhecia todo o processo de produção, hoje a cultura tem uma relação muito maior com a tecnologia com tecnologia mais avançadas, que permite uma produção cuja a relação com a natureza ainda existe, mas que também tem uma técnica avançada que permite plantar em lugares, por exemplo, que no passado não seria possível. Tudo isso faz parte da cultura. E, portanto, é difícil você separar o que é sociedade do que é cultura, o que é técnica do que é cultura. As coisas estão sempre relacionadas.

E o outro autor importante e famoso é o Herbert Spencer, que é também do séc. 19. Tanto ele quanto o Marx viveram no período do Charles Darwin. O Darwin foi um naturalista importante que discute a questão da evolução das espécies, e ele vai trazer um pouco dessa teoria para a questão da sociedade e para a cultura. Ele vai   dizer que a natureza tem um papel importante na seleção das espécies, inclusive da sociedade também, das pessoas também, e que isso vai influenciar na questão da mudança cultural. Ele colocava que a questão biológica, a questão natural tinha uma influência na cultura. É uma visão que hoje já é relativamente ultrapassada. Embora exista uma relação biológica e cultural, mas não tanto quanto colocavam nessa época, no séc. 19.

Então é importante  pensar na cultura mediante esse conceito do Marx, que é o conceito de modos de produção, no qual quando você pensa nos meios de produção, você está pensando em como é feito o trabalho, como é o trabalho do ser humano, e como ele foi sendo alterado ao longo da história.

MODOS DE PRODUÇÃO:[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

           Meios de Produção

           Consumo

           Força de Trabalho

           Tecnologia

Os modos de produção foram mudando ao longo da história. Os meios de produção, as técnicas usadas também foram mudando, e isso interferiu, portanto, na cultura.

A cultura, portanto, tem essa relação com a forma de trabalhar, com a técnica.

HOMEM DISTANTE DA NATUREZA

Então, cultura é um conceito que...  É importante perceber que a cultura vai mudando ao longo da história humana.

E, ao mesmo tempo, hoje, se a gente pensar dentro do mundo de hoje, que é um mundo cada vez mais global, em que as relações estão muito mediatizadas pela técnica... Antes, por exemplo, para você conversar com uma pessoa você tinha que estar pessoalmente. Ao longo da história humana, a gente passou, por exemplo, a falar por telefone – telégrafo, depois telefone, depois... Hoje, você manda uma mensagem e em segundos a outra pessoa está recebendo.

Então essas relações com as mudanças técnicas nesse período que a gene chama de globalização faz com que a gente fique mais distante da natureza, e ... Não que a cultura ainda não tenha uma relação com a natureza, mas ela, hoje, também uma relação com essas novas tecnologias, que fazem com que  existam redes sociais, mudanças de comportamento, tanto social quanto cultural, e, portanto, a gene tem uma transformação, e principalmente no final do séc. 20 para o 21, bastante significativa.

E, portanto, é o Eric HobsbawN, que era um historiador muito conhecido do séc. 20, coloca que a gente passa a ter um individualismo muito grande nesse período da história, e também o que ele chama de indivíduos egocentrados. Ou seja, é a coisa muito olhando para si mesmo, pouco sentido de comunidade.

ERIC HOBSBAWN[pic 20][pic 21]

                  Individualismo associal absoluto

                  Indivíduos egocentrados.

Se pensarmos na história humana, uma tribo, um clã, as formas  de organização social e cultural no passado eram mais ligadas, as pessoas estavam mais ligadas umas nas outras, preocupadas com a vida em comunidade, e isso, ao longo da  história, sobretudo com o período da globalização, vai sendo transformando para o individualismo muito exagerado que ele chama de egocentrismo.

Ou seja, um indivíduo muito preocupado com si mesmo.

COMO A ANTROPOLOGIA CONCEITUA A CULTURA?

E para finalizar, com que, então a antropologia, que é a ciência que vem estudando mais profundamente a questão da cultura, embora não seja a única, trata da questão cultural? Então, cultura é uma coisa que muda o tempo, cultura tem mediação com a família, mediação com o lugar que você vive.

A cultura é algo que você aprende, cultura não é, portanto, a mesma coisa de biologia, do biótipo, de como eu nasci, fisicamente, biologicamente. Cultura é algo que você aprende, portanto, com a sociedade, ao longo da sua existência, e é importante perceber que ele pode ser material. Ou seja, ela  tem uma materialidade, como uma igreja, uma forma de agricultura, tudo isso é material. Mas também pode ser imaterial. Um gesto, uma forma de se expressar, a língua, a dança, a música, também são formas de cultura.

Portanto, cultura pode ser material ou imaterial.

PARA LEMBRAR:

Cultura pode ser material e imaterial.

Então, finalizando, é importante lembrar essa dupla interligada questão da materialidade da cultura. São coisas que são materiais, são possíveis de serem vistas. E coisas que não são materiais, mas também fazem parte da cultura, caso, por exemplo, da música que é um componente importante ao longo da história humana.

Finalizando, peço-lhes muita atenção na leitura do material teórico, na realização das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com