TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Aprendendo Com As Interações Da Natureza

Casos: Resumo Aprendendo Com As Interações Da Natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO - APRENDENDO COM AS INTERAÇÕES DA NATUREZA: MICRORGANISMOS SIMBIONTES COMO FONTES DE PRODUTOS NATURAIS BIOATIVOS

(CONTI, R., GUIMARÃES, D. O., PUPO, M. T.,)

Microrganismos como bactérias e fungos, geralmente são associados a causadores de doenças devido a algumas complicações que esses podem causar. Porem esses microrganismos também sintetizam produtos naturais que possuem grande utilidade na saúde e na indústria.

Microrganismos estão em todos os lugares devido a sua alta adaptabilidade.

Num ecossistema os organismos se relacionam de forma interespecífica ou intraespecífica, divididas em harmônicas ou desarmônicas com ênfase para simbiose.

Microrganismos endofíticos: são microrganismos em relação simbiótica com plantas. Pode viver intra ou extracelularmente na planta trazendo benefícios a planta. Porém, podem ser patogênicos senão houver um equilíbrio antagônico. O isolamento de produtos de utilidade médica proveniente dessa associação evidencia uma possível transferência genética de genes biossintéticos.

Microrganismos e organismos marinhos: Produtos bioativos marinhos são extraídos principalmente de invertebrados, alguns produtos isolados são estruturalmente semelhantes a produtos bacterianos, por isso acredita-se que as bactérias possam estar envolvidas no processo de produção, ou são a real fonte desses produtos, o que traria mais viabilidade para sua exploração.

Quando a função do produto natural na relação simbiótica é desvendada: seguindo as linhagens de pesquisa original, isolamento, cultivo em laboratório em ensaios biológicos, desse modo, é feita a identificação. Outros trabalhos são feitos para a identificação de sua função.

Microrganismos e insetos: nesse meio as formigas se destacam por sua relação de mutualismo com com o fungo basidiomiceto Leucoagaricus sp., outros insetos também fazem associação com microrganismos visando obter alimento ou pela ação antibiótica contra agentes patogênicos.

Microrganismos e nematoides: a associação de bactérias com nematoides, facilita a infecção de lavas de insetos e essa relação é explorada pela agricultura como controle biológico de pragas. Além da ação antibiótica que a bactéria desempenha no nematoide.

Microrganismos e microrganismos: em simbiose a bactéria Burkholderia rhizoxinica e o fungo Rhizopus microsporus produzem rizoxina (anticancerígeno) com ação fitopatogenica no arroz que servirá de alimento para ambos além dos benefícios de proteção e reprodução que um oferece ao outro.

Conclusões: devido ao grande interesse econômico diversos profissionais se dedicam ao estudo de produtos naturais bioativos proveniente de microrganismos, com ênfase para os microrganismos simbiontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com