TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza motivacional dos valores humanos: Evidencias acerca de uma nova tipologia

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.351 Palavras (38 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 38

Estudo de caso

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................3

1 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................4

2 - APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE CASO................................................11

3 - ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO..............................................................19

4 - CONSIDERAÇÕES......................................................................................30

CONCLUSÃO....................................................................................................36

BIBLIOGRAFIA................................................................................................37

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a dissertação sobre as teorias motivacionais, através do conhecimento adquirido tanto em sala de aula, como por pesquisas realizadas.

E a apresentação e análise do estudo de caso que foi designado ao grupo, que se refere a uma confecção de acessórios de linha noite e artefatos têxteis, que se localiza em Muriaé-MG.

E de que forma foi vista a importância e relação dessas teorias motivacionais no âmbito empresarial, tais como foi analisada no estudo de caso, em que os funcionários da empresa Chinelos Puff foram sujeitos a implementação de propostas motivacionais que os proporcionaram melhores condições de trabalho.

1 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

As teorias motivacionais tem grande importância e atuação nas empresas, pois afetam diretamente o comportamento das pessoas que nelas estão presentes. Há contribuição de grandes autores que não só criaram, mas disseminaram essas teorias e a tornaram mundialmente conhecidas. E isso contribuiu para uma mudança no comportamento humano dentro de empresas, no decorrer que as teorias foram conhecidas e aplicadas pelos gestores, que viram a necessidade e importância de tornar seus funcionários mais produtivos e dispostos a realizar seu trabalho, e consequentemente ter um aumento na produtividade, havendo assim ganhos para ambas as partes.

Sendo que a motivação é algo de grande importância dentro de organizações, e é fortemente responsável em manter as pessoas dispostas na realização de suas tarefas.

De acordo com as teorias motivacionais, a definição da motivação de forma resumida, é um motivo que leva a ação, ou seja, uma interação realizada entre o individuo e a situação.

A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e autoidentidade. (BERGAMINI, 1997, p.54)

A motivação varia entre cada individuo, pois cada um se motiva de forma diferente. Enquanto há pessoas que se motivam pelo emprego em si, ou seja, pelo trabalho que realizam, outros podem se motivar apenas pelo salário ou recompensas que irão receber.

Teoria da equidade

Outra teoria importante que foi criada pelo autor Stacy Adams, é a da equidade, e diz que é preciso a igualdade no tratamento de indivíduos de uma mesma empresa, ou seja, na necessidade de uma divisão justa de méritos e recompensas entre os funcionários.

Afinal, o fato das pessoas terem cargos diferentes na empresa, não significa que os benefícios precisam ser diferentes das pessoas que ocupam os demais cargos, pois essa diferença pode gerar atritos e desentendimentos entre os funcionários. Pois há contribuição e esforço por parte de todos, para não só complementar o trabalho, mas também para o bom funcionamento deste.

O ponto central da teoria da equidade (ou teoria do equilíbrio) é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa de uma deve ser igual à da outra. (Maximiano, p.262, 2012).

Essa teoria pode ser mais bem entendida através de alguns exemplos a seguir: quando os funcionários de uma determinada empresa recebem um vale alimentação, e os outros funcionários recebem valores distintos desse mesmo benefício. Em algumas empresas, os funcionários com cargo superior participam de confraternizações, onde os de cargo inferior não podem participar. E o último exemplo, é o de empresas que não incluem todos os funcionários para receber o benefício de participação de lucros (PLR).

Por fim pode-se dizer que a equidade é um julgamento justo para todos, pois todos são favorecidos e incluídos de forma justa.

Teoria de Maslow

Abraham Maslow é o criador da pirâmide motivacional, do qual primeiramente devem-se supridas as necessidades básicas, que é à base da pirâmide e a mais importante, pois é onde se encontram as necessidades físicas e fisiológicas do ser humano, e se alguma não for suprida, haverá dificuldades em prosseguir para a próxima etapa. Então, de acordo com a lógica, a pirâmide deve ser seguida de acordo com a ordem que está estabelecida de forma decrescente, isto é, do maior para o menor, para que funcione de forma eficaz rumo ao topo, atingindo etapas importantes, até alcançar a autorrealização.

Segundo Abraham Maslow, podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento.

Abaixo está a pirâmide criada por Maslow:

De acordo com Abraham Maslow, a base da pirâmide é composta pelas necessidades fisiológicas, que são as necessidades físicas e essenciais, como se alimentar, dormir e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.5 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com