TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA E TERCEIRA INFÂNCIA

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.796 Palavras (28 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 28

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA E TERCEIRA INFÂNCIA

Campus

2019


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA E TERCEIRA INFÂNCIA

Relatório de pesquisa apresentado para disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Clico Vital, 10º semestre do curso de Psicologia, campus Limeira, sob a orientação da Professora

Campus

2019


[pic 2]

RESUMO

O presente relatório de pesquisa teve por objetivo realizar observações de fenômenos que ocorrem no desenvolvimento de crianças em diferentes faixas etárias, a fim de articular teoria e prática, com base na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital, estabelecendo uma relação no que diz respeito aos aspectos de desenvolvimento físico, perceptual, cognitivo, linguagem, personalidade e social.

Palavras-Chave: Psicologia. Observação. Desenvolvimento.

[pic 3]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES        6

2.1 Observação T. O. N.        6

2.2 Observação L. M. F. O.         7

2.3 Observação D. B.        8

2.4 Observação S. L.        10

3.        ANÁLISE DA PRIMEIRA INFÂNCIA        12

3.1 Desenvolvimento Físico: Perceptual e Motor        12

3.2 Desenvolvimento Cognitivo        14

3.3 Desenvolvimento Psicossocial        15

4.        ANÁLISE DA TERCEIRA INFÂNCIA        18

4.1 Desenvolvimento Físico: Motor e Perceptual        18

4.2 Desenvolvimento Cognitivo        20

4.3 Desenvolvimento Psicossocial        21

5.    CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

6.   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento infantil engloba aspectos físicos, perceptivos, cognitivos, linguísticos, pessoais e sociais. O reconhecimento de cada etapa vivida pela criança em seu processo natural é o que possibilita o desenvolver de suas especificidades dentro e fora do seu ambiente familiar (PAPALIA et al., 2006).

Toda família possui características próprias, que por vez, são influenciadas tanto pelos genes quanto pela classe social, educação, cultura, entre outros aspectos que são transmitidos (tanto pela hereditariedade quanto pelo ambiente) de igual modo para a vida da criança, o que pode afetar de maneira positiva ou negativa o seu desenvolvimento (PAPALIA et al., 2006).

Sendo assim, desde o nascimento o desenvolvimento infantil se dá por meio de conquistas, a saber, o reconhecimento dos sons, cores, do engatinhar, balbuciar, caminhar e o sentir-se seguro para se aventurar em novas experiências. Desta forma, com a evolução em seu processo de maturação, a criança busca nas relações interpessoais e no brincar desenvolver novas habilidades importantes para a sua vida (BOYD e BEE, 2011).

Mas, como isso ocorre? Através do que Piaget (s/d apud BOYD e BEE, 2011) nomeia de esquemas, conceito que se refere tanto a ações físicas como mentais, responsáveis por colaborar para a organização do pensamento e estabelecer quais respostas serão dadas a determinada ação. Estes esquemas modificam-se conforme a criança se adapta a eles e, acontecem através do processo de assimilação e acomodação. O primeiro é responsável pela interpretação dos novos conhecimentos em relação aos já existentes, enquanto que o segundo refere-se ao processo de modificação destes últimos em relação as novas experiências adquiridas, o que resulta em melhora de habilidades e prepara a criança para novas etapas do desenvolvimento. Ademais, o autor mencionado ainda se refere a equilibração, processo responsável pela “reestruturação periódica de esquemas para criar um equilíbrio entre assimilação e acomodação” (BOYD e BEE, 2011, p. 169).

        Devido a isso, compreende-se que as atividades lúdicas, principal ocupação das crianças, possuem papel significativo no desenvolvimento, além de colaborar para que este aconteça de forma saudável, realizando a integração dos aspectos biofísicos, afetivos e cognitivos (BOYD e BEE, 2011).[pic 5]

Portanto, para melhor compreender como este e demais processos ocorrem, buscou-se na presente pesquisa – através de observações com duração mínima de vinte minutos – analisar quatro crianças em contextos divergentes, tendo como base para a análise desta a literatura de autores que discorrem acerca do desenvolvimento humano na primeira e terceira infância, facilitando assim, a visualização da teoria na prática.  

  1. REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES

2.1 Observação T. O. N.

A observação acontecera na residência da observadora, no dia 13/03/2019, após permissão prévia dos responsáveis pela criança.

T. O. N. é um menino de 1 ano e 2 meses de idade. Vestia-se neste dia com camiseta azul e calça bege, enquanto que nos pequenos pés usava apenas meias, sem sapatos. Assim que chegara, observara o ambiente ao seu redor, movendo a cabeça tanto na direção dos adultos, que estavam se cumprimentando, como para o cachorro, que se mostrava animado com o grupo.

Sequencialmente, após sorrir para alguns que estavam no ambiente, o menino fora colocado sentado sob a cama por sua progenitora. Neste momento, ficou boquiaberto olhando para o teto enquanto observava um enfeite místico que estava pendurado. Olhava em minha direção e novamente voltava o olhar para o objeto, desta vez apontando-o, repetindo esta ação cerca de quatro vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (220.2 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com