TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Institucional

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Bettoi (2015) espera-se do psicólogo Institucional Adolescente ações conjuntas através de um trabalho com outros profissionais para exercer atividades multidisciplinares e assim atuar não apenas na saúde mental da população mas buscando desenvolver métodos e técnicas adequadas em grupo, avaliando e criando novas estratégias que possibilitam um atendimento adequado da demanda naquela sociedade, pois o psicólogo institucional está em contato com uma população que geralmente são mais carentes e que até então não tinha acesso a esse tipo de serviço devendo interpretar a realidade  social dessas pessoas e possibilitar  uma inserção social e um crescimento de personalidade desses adolescentes para que consigam resolver seus conflitos e através de trabalhos em grupos aprendam a sociabilidade, onde cada indivíduo entenda que faz parte de um grupo e aprende a contribuir com o mesmo, muitas vezes esse tipo de atuação estende-se a outras áreas para que o psicólogo institucional tenha um maior êxito.

Também segundo Bettoi a instituição no qual o psicólogo faz parte tem como função de manter um relacionamento direto com a comunidade e cria vínculos fora da escola com a sociedade por isso o psicólogo contribui para uma educação não-formal com o indivíduo possibilitando novas determinantes na sua vida e nas vidas das pessoas envolvidas nesse contexto.

Conforme a análise das entrevistas, todos os psicólogos  estão de  acordo com o que se espera de um psicólogo institucional adolescente por que os mesmos trabalham em conjunto com uma equipe de profissionais e desenvolve atividades multidisciplinares promovendo uma inserção psicossocial desses adolescentes.

O psicólogo nº01 realiza reuniões para manter um vínculo com os jovens  procurando envolver seus familiares para uma maior abrangência de sua atuação e para entender suas realidades. O psicólogo informa que sua instituição oferece junto ao governo uma ajuda financeira para a família desses adolescentes. Porém segundo existe ainda certa resistência em algumas instituições como, por exemplo, as escolas que ainda não conseguem trabalhar em parceria com os psicólogos.

O psicólogo n°02  desenvolve um trabalho em equipe com outros profissionais com a função de integração social do adolescente e faz trabalhos que ajudam financeiramente as famílias dos adolescentes. O mesmo também informa que enfrenta algumas dificuldades até mesmo em relação ao próprio governo que não quer tratar de forma adequada o adolescente então terceiriza o serviço através das ONG’s, porém não oferece recursos possíveis para o tratamento desse indivíduo.

O psicólogo n°03 também em conjunto a uma equipe de profissionais contribuem juntamente não só criando projetos na comunidade em que atua mas movendo ações para envolver os adolescentes da instituição a comunidade e suas famílias para atenuar os efeitos da vulnerabilidade que eles apresentam ao chegar na instituição.

O psicologo de n°04 realiza trabalhos e projetos com uma equipe de profissionais na área social, de educação e de saúde para que através de reuniões possam analisar esses adolescentes e criar projetos que ajude na saúde mental e social deles. O psicólogo procura realizar visitas nas residências da população que atua para assim conhecer sua realidade social e poder ajudar as famílias desses adolescentes para atingir uma maior abrangência de seus projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com