TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  5.317 Visualizações

Página 1 de 14

1 PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Basicamente, o estudo das Instituições tem como enfoque três características: o estudo da estrutura e dinâmica das instituições, o estudo da psicologia das Instituições e as estratégias do trabalho em psicologia institucional.

A psicologia institucional proporcionou um avanço significativo no desenvolvimento da psicologia como profissão. O conceito de instituição abordado por Bleger, tem como objetivo servir instituições como asilos, universidades, hospitais entre outros, atuando de forma ativa em diversas atividades realizadas pelos próprios membros dessas instituições.

Para compreender mais uma instituição, deve-se definir duas constantes e saber referente ao enquadramento:

A relação psicólogo-instituição na questão de contratação, serviços que irão ser prestados e programação destes serviços.

Os critérios que dão base a esta relação.

1.1 O que é a Psicologia Institucional?

Psicologia Institucional é o conjunto de organismos de existência física concreta, que tem um grau de permanência em algum setor específico da atividade e existência de uma vida humana, para que se possa estudar todos os aspectos e fenômenos que se dão em relação as estruturas, dinâmicas, funções e objetivos da instituição.

Ás vezes há algumas discrepâncias entre um sentido e o outro, como, por exemplo, nosso núcleo familiar, que é uma instituição social, mas para o profissional de psicologia é um grupo de organização concreto. Burgess fala que há quatro tipos de instituições: Instituições culturais básicas, Instituições comerciais, Instituições recreativas, Instituições de controle social formal.

Basicamente, psicologia institucional estuda os fenômenos humanos que ocorrem nas relações internas, considerando a variedade de objetivos e cultura da propria instituição. Bleger menciona seis tipos diferentes de instituições:

Instituições culturais básicas: família e igreja.

Instituições comerciais: empresas comerciais e econômicas.

Instituições recreativas: clubes artísticos e atléticos.

Instituições de controle social formal: agencias de serviços governamentais e serviços sociais.

Instituições sanitárias: hospitais, clínicas etc.

Instituições de comunicação: telefones, jornais etc.

De forma geral, o psicólogo da instituição se interessa na totalidade, tendo uma definição bem clara do que é psicologia institucional e o trabalho psicológico em uma instituição.

2 OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO E DO PSICÓLOGO.

Toda instituição tem seus conteúdos explícitos e implícitos, ou seja, conteúdos manifestos e conteúdos latentes. Pode-se dizer que conteúdos latentes e manifestos se combinem um ao outro e se integrem como também pode haver uma contradição entre ambos os conteúdos e o conteúdo latente pode ultrapassar o conteúdo manifesto ou explicito. O objetivo da instituição tem dois aspectos como principio. O primeiro relata que ela considera seus próprios objetivos sejam eles implícitos ou explícitos e o outro considera aos objetivos nos quais se solicita ou é aceito o trabalho do psicólogo. Assim concluísse que todas as instituições têm seus objetivos específicos, e que o psicólogo deve ter o conhecimento para ingressar como profissional na instituição.

O psicólogo deve ter em mente sempre que o motivo da consulta não é o problema, mas sim um sintoma do mesmo. É necessário realizar sim um estudo dos objetivos da instituição, mas ainda recomenda-se ir além, deve-se valorizar os objetivos que a instituição em si possui para que tenha realizado a contratação de um psicólogo e aí contam os objetivos explícitos.

O psicólogo deve entender que a sua participação dentro de uma instituição pode desencadear diversos sintomas lá dentro, como ansiedade de graus e tipos diferentes e o controle dos mecanismos de defesas, assim como contradições fazem parte do seu trabalho. Quando ele se encontra em dois extremos . A instituição deve atingir certo índice em relação aos seus problemas ou ter tido um insight sobre os mesmos para contratar a assessoria de um psicólogo enquanto profissional institucional, em função do profissional apenas irá trazer uma maior consciência da necessidade de assessoria. Devemos ter em mente que o psicólogo não é um instrumento/objeto da alienação, submissão, exploração, coerção e muito menos da desumanização.

O objetivo do psicólogo na área institucional é de psico-higiene, com o objetivo de conseguir promover a saúde e o bem-estar dos funcionários da instituição e sua organização. Há três momentos que devemos levar em conta: Em primeiro momento, o psicólogo nunca deve sequer acetar um trabalho dentro de qualquer instituição em que os objetivos da mesma não estejam de acordo com os objetivos com o psicólogo. Em um segundo momento, o psicólogo não deve aceitar uma tarefa se está incluído ou participa da organização ou da ideologia da mesma. Em terceiro momento, o profissional não pode e muito menos deve aceitar qualquer tipo de trabalho numa instituição a qual rejeite ou que queria destorcer seus pensamentos e objetivos.

3 MÉTODO DE TRABALHO INSTITUCIONAL

Todos os objetivos e tarefas de investigação só podem ser entendidos e trabalhados com métodos clínicos. Há uma adaptação psicanalítica dentro do enquadramento institucional, que adapta aos âmbitos e aos seus problemas existentes. O enquadramento clínico requer uma observação rigorosa e pode ser entendido como o conjunto das condições nas quais se realiza a observação e constitui uma fixação das variáveis. O método de observação psicanalítica se estende para a modalidade de observação, não somente a um registro cuidadoso, minucioso e detalhado dos acontecimentos, mas uma indagação operativa. Para o psicólogo não de uma aplicação da Psicologia, mas sim de uma conjunção de investigador e profissão. Os passos da indagação operativa se dão pelos seus seguintes aspectos:

Observação dos acontecimentos e seus detalhes, com a sucessão em que os mesmos se dão.

Compreensão do significado dos acontecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com