TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  2/10/2022  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

Curso de Psicologia

ANDRÉ QUEIROZ STELLE

ATIVIDADE 2 DE PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

Santo André

2022


1 – Correlacionar o conteúdo dos capítulos estudados (5 e 6) com os pressupostos e diretrizes do SUS. Considerando principalmente a clínica ampliada e o matriciamento.

Pelo capítulo 5 do Bellkiss Romano, estudado em sala, que trata principalmente da equipe multidisciplinar, aborda as dificuldades, as competências necessárias e pontos de atenção para implementação e atuação desse modelo de trabalho, principalmente removendo “egos” pessoais e a colocação do psicólogo nesse sistema e como fazer parte dessa equipe. Esse modelo multidisciplinar é o conceito de clínica ampliada, que é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização do SUS propõe para melhorar o qualificar o modo de se fazer saúde, integrando a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, através da geração de vínculo e escuta com o usuário. Dessa forma o diagnóstico não é feito somente pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história biossocial de quem está sendo cuidado.

Juntamente com o conceito de clínica ampliada temos o matriciamento ou apoio matricial, que é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Essa proposta visa integrar os profissionais da equipe de saúde da família com profissionais especialistas de forma que os primeiros tenham um suporte para a discussão de casos e intervenções terapêuticas singulares, que é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplina.

Atualmente a principal estratégia desenvolvida para apoio matricial é a equipe de Nasf (núcleo de apoio à saúde da família). Entre os instrumentos do processo do matriciamento estão a consulta conjunta, visita domiciliar conjunta, grupos, educação permanente, abordagem familiar, entre outros.

Esses modelos estão como diretrizes do sistema de humanização do SUS e estão em alinhamento com os princípios do SUS de universalidade, integratividade, equidade, a descentralização e participação social, dada a suas devidas proporções. Nesse ponto podemos nos aprofundar com o texto do capítulo 6 do Romano, que trata da atuação de psicólogos no ambiente hospitalar e na ênfase de falta de preparo nos cursos de graduação da psicologia em preparar profissionais que possam atuar em outras áreas que não seja no consultório clinicando. Com a clinica ampliada e o matriciamento, vemos uma nova maneira de trabalhar, que é muito diferente do que é esperado para um profissional num consultório. Por isso que é preciso uma reavaliação desde a base para que os profissionais possam atuar cada vez mais em equipes e em locais fora dos consultórios habituais, ajustando as grades dos cursos universitários de qualquer especialidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com