TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  29/12/2017  •  Artigo  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 12

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: uma análise bibliográfica contextualizando a importância do profissional

Antonio Irapuan Rodrigues Pacheco¹

RESUMO: A psicologia organizacional funciona como um estudo que se preocupa com os indivíduos no âmbito organizacional. Estabelecendo meios que garantam a formação de estratégias e apropriando-se de elementos interpretativos que concluam em posicionamentos favoráveis para a motivação e satisfação dos indivíduos. O psicólogo organizacional lida com a realidade dos colabores na forma de aplicações de avaliações de desempenho, desenvolver diagnósticos, programar atividades para conhecimento e assistência ao funcionário. Nesse trabalho, a metodologia aplicada buscou por meio de pesquisa bibliográfica realizar o sistema exploratório para verificar os conceitos da área para abordar o assunto e chegar ao resultado final sobre a importância do psicólogo organizacional.

Palavras-chave: Psicologia. Psicologia Organizacional. Psicólogo Organizacional.

1. INTRODUÇÃO

As organizações são formadas por indivíduos que exercem atividades diárias a fim de estabelecer um ciclo de etapas para alcançar aos objetivos traçados. Ao longo dos tempos, os indivíduos passaram de um simples recurso operacional para o recurso fundamental: o capital humano (aquele que pensa, age, o gerador de resultados). Nesse contexto de importância, o capital humano se forma como um ativo que tem a capacidade de transformar insumos sejam eles matérias, ideias, financeiro etc. em resultados para a organização. Com vistas nisso, a psicologia adentra nas organizações com o objetivo de auxílio ao colaborador.

Para Lemos et. al. (2007) os líderes da organização devem ter a capacidade de diagnosticar e prever o comportamento para conseguir o rendimento máximo de seus colaboradores.

A psicologia é uma ciência que se preocupa com os homens e com os meios que ele interage, ou seja, na organização as pessoas interagem com: outras pessoas, com objetos e situações. Esses elementos constituem o meio organizacional, as quais interferem e agem no comportamento do colaborador, podendo refletir de maneira positiva como também negativa em seu bem estar.

O modo com que o colaborador reage em seu ambiente organizacional pode estar estritamente ligado ao seu fator psicológico. Se este apresenta dificuldade em uma determinada situação, poderá isso refletir diretamente em seu desempenho. E para tentar solucionar os problemas psicológicos dos colaboradores os gestores organizacionais recorrem aos psicólogos.

Esse trabalho tem como problemática apresentar: como a falta do profissional psicólogo pode acarretar em prejuízos para a organização? Como justificativa buscaremos por meio de fontes bibliográficas conceituar, contextualizar e apresentar os benefícios desse profissional operando nas organizações.

Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho é pontuar o psicólogo organizacional e seu papel de importância no contexto organizacional. Quanto aos objetivos específicos: conceituar psicologia, qualificar a psicologia organizacional, descrever as funções do psicólogo organizacional, e destacar as qualidades do psicólogo organizacional.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Psicologia

A psicologia como ciência surgiu com Wilhelm Wundt na Alemanha em 1879, sendo ele considerado o pioneiro por ter criado o primeiro laboratório de psicologia (Goodwin, 2005). Porém, a psicologia se desenvolveu inicialmente com os filósofos que contribuíram com: investigações dos processos psíquicos, em busca de critérios de conhecimento, das circunstâncias produtoras das certezas, da interpretação da consciência e da avaliação das transgressões. (MALVEZZI, p. 19).

A psicologia segundo Todorov (2007, p. 60) “estuda interações de organismos vistos como um todo, com seu meio ambiente”. Como dito antes, os indivíduos se relacionam com diferentes elementos e é isso que a psicologia busca investigando a relação de espécime e o seu meio social.

Rodrigues (2010, p. 19) especifica que a delimitação da psicologia configura como objeto de estudo tanto no comportamento humano e os processos mentais como também as psicopatologias, ou seja, comportamentos desviantes e inadaptáveis ao meio.

Já Robbins (2005, p. 9) conceitua a psicologia como sendo “a ciência que busca medir, explicar e, modificar o comportamento humano”. Para tanto, a psicologia define que o modo de se comportar do indivíduo pode ser explicado por meio de processos e averiguações que resulte em um posicionamento como resposta para o ser.

2.2 Psicologia Organizacional

A psicologia organizacional para Vieira (2006) surgiu diante dos avanços industriais mundiais no final do século XIX e início do século XX, preocupando-se com melhora de relacionamento entre os empregados.

A definição dada por Pesca (2011, p.33) aborda a psicologia organizacional como uma “disciplina do estudo científico do comportamento humano dentro das organizações de trabalho, pois se direciona ao trabalho e ao trabalhador dentro do contexto organizacional”. Ainda completa, sendo uma ciência que “une os elementos inseridos tanto na psicologia como na administração e, dessa maneira, o estudo do comportamento humano dentro das organizações.” (PESCA, 2011, p. 14).

É importante especificar a Psicologia Organizacional como uma área que estuda a relação do homem com trabalho e a sociedade, já a Psicologia do Trabalho é fonte de sobrevivência, realização pessoal e profissional do ser humano, usando técnicas e práticas aplicadas em organizações do trabalho. (SANTOS; CALDEIRA, 2014).

Bastos (2003) afirma existir dois grandes eixos de fenômenos que envolvem essa área na psicologia: o primeiro seria as organizações, enquanto ferramenta social formadora de coletivos humanos, e o segundo, o trabalho, enquanto atividade básica do ser humano reprodutora de sua própria existência e da sociedade.

Preocupa-se em abranger as diversas atividades do psicólogo atuante nas organizações, atividades como o recrutamento e seleção, até a formação de estratégias para as tomadas de decisões e intervenções na dinâmica da organização. (PINHEIRO; MARIO; GIACOMINI, 2012)

Tem seu estudo direcionado para o colaborador e a sua função no contexto organizacional “pois o trabalho sempre estará associado de algum modo a uma organização ou a várias organizações.” (SILVA; STEFFENS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com