TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

Curso De Psicologia

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

ALUNOS (A): 

IARA SANTOS PRADO REIS

ROMANA KEYLLA BEZERRA DE CARVALHO PIRES

JULIANA GABRIELLE SOARES COSTA

ANA BEATRIZ BARROS SANTOS

ALICE KAROLINE FERREIRA MUNIZ

EVILASIO PESSOA DOS SANTOS FILHO

SANDRYELLE SIQUEIRA SILVA

MARIAH EDUARDA VASCONCELOS SANTOS SILVA

ARACAJU

2021

1ª) Qual a importância do psicólogo nas relações de afeto e emoções no trabalho

O psicólogo tem a habilidade necessária para lidar com as manifestações de emoções, ou seja, criando espaços para canalizar emoções negativas e gerenciar o uso do “Trabalho Emocional”, identificar fatores potencialmente causadores de emoções disfuncionais ou negativas no ambiente de trabalho. Cabe a esse profissional se sensibilizar a alta direção da empresa para a necessidade de informar e dar transparência ao processo de mudança que ocorrer - treinar gerentes e empregados e informar os fatores contextuais que influenciam na interpretação de emoções.

2ª) Qual a importância da afetividade no trabalho.

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Existem três perspectivas relacionadas a afetividade no trabalho criado por Zanelli, seu intuito era oferecer uma forma mais organizada a respeito da grande quantidade de teorias sobre o assunto. Esses três agrupamentos são traços afetivo-emocionais, atitudes e estados afetivos-emocionais.  Uma delas é a teoria de traços afetivos-emocionais que leva em consideração a personalidade e a inteligência emocional. Ela agrupa a personalidade em 5 grandes fatores: neuroticismo, extroversão, sociabilidade realização e abertura à experiência. A inteligência emocional dita que ocorrem três processos mentais para o processamento de informações de cunho emocional: a avaliação, regulação e utilização. Existe ainda cinco categorias de habilidades que se integram a esse processo como a autoconsciência, automotivação, autocontrole, empatia e sensibilidade. A perspectiva que abarca as atitudes aborda as crenças, afetos e a tendência de ação. É aqui onde é possível analisar a satisfação e envolvimento no trabalho, assim como o comprometimento organizacional afetivo. Por último, a perspectiva que abrande os estados afetivos-emocionais se refere as emoções e sentimentos negativos e positivos.

Todos esses aspectos são necessários serem avaliados no ambiente de trabalho pois são eles que vão guiar o trabalhador em seu desempenho, em suas relações com os colegas e implicação em tudo que envolve a corporação. Uma pessoa que não se encontra com a sua afetividade envolta de aspectos positivos pode criar problemas ao seu entorno e ter suas atividades comprometidas.

3ª) Com relação ao texto Emoções e afeto no trabalho: uma introdução.

Comente sobre os pontos relevantes que vocês acharam.  

As emoções e afetos têm as funções de ajudar na sobrevivência da espécie, construção histórica da civilização, aprendizagem e ajustamento social e na expressão da subjetividade e da individualidade, sendo que o medo foi fundamental para isso. O trabalho não deve ser apenas um processo de cumprimento e execução de tarefas pré-determinadas. Deve ser visto também como um meio de desenvolvimento e realização, principalmente quando o produto não é um parafuso ou um automóvel, mas sim a satisfação, a saúde ou a resolução de um problema de uma pessoa ou grupo de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com