TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOTERAPIA EM GRUPO BASEADA NA TÉCNICA COGNITIVO COMPORTAMENTAL BREVE

Por:   •  12/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PROJETO NATURAL MENTE

PSICOTERAPIA EM GRUPO BASEADA NA TÉCNICA COGNITIVO COMPORTAMENTAL BREVE

Esse programa é indicado para pessoas (a partir dos 18 anos) que sofrem de:

  • Depressão (em estado leves a moderados)
  • Ansiedade (em estado leve a moderado);
  • Estresse
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Esgotamento emocional

E pessoas que buscam qualidade de vida e autoconhecimento.

O desenvolvimento da ação é conduzido pela psicóloga da Academia da Saúde e visa gerar transformações práticas na vivência dos participantes, promovendo ações, tendo como base fundamental a ética, o respeito, o reconhecimento mútuo, a solidariedade e a responsabilidade.

As ações desenvolvidas no grupo devem ser direcionadas para o desenvolvimento de estratégias para lidar com as emoções, como a respiração e o mindfulness (atenção plena). O ponto chave dessa estratégia é prestar a atenção no momento presente por meio dos nossos  sentidos. Através da intenção de ancorar a atenção ao que surge, nós passamos a desenvolver a capacidade de nos mantermos mais conectados ao momento presente, fazendo com que entremos menos frequentemente em processos ruminativos que nos levam à depressão ou em processos de preocupação que nos geram ansiedade.

A partir da prática de Mindfulness e de exercícios psicoeducativos da Terapia Cognitivo Comportamental, o participante aos poucos vai tomando maior consciência de seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas e, assim, ganhando uma nova perspectiva sobre eles, transformando sua relação com sua experiência e então sendo mais gentil consigo mesmo.

O resultado comprovado com inúmeros estudos científicos é a diminuição de sintomas depressivos, ansiedade  e estresse.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode se beneficiar do programa.

CUIDADOS ESPECIAIS

O tratamento complementar para as indicações acima é contraindicado para qualquer pessoa que esteja em estado agudo e severo de qualquer transtorno mental ou orgânico, pessoas que façam uso abusivo de álcool ou drogas, pessoas que estão em fase inicial ou de ajuste de medicamentos ou do tratamento psicoterapêutico, pessoas que estejam em luto recente e pessoas com transtorno de personalidade.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

        Atuar no desenvolvimento humano, criando um ambiente propício para que as pessoas tenham uma vida longa, saudável e criativa, de modo a expandir a capacidade humana, ampliar suas escolhas, aumentar sua liberdade e cumprimento dos direitos humanos, além de elevar o nível de bem estar alcançado, melhorando assim os resultados da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover bem estar psicossocial
  • Redução de estresse agudo
  • Oferecer cuidados psicológicos
  • Possibilitar apoio e cuidado pragmático, não invasivo.
  • Avaliar as necessidades e preocupações
  • Orientar para a busca de informações confiáveis
  • Incentivar ativação de redes tradicionais de apoio
  • Proteger as pessoas de danos adicionais
  • Encaminhar para rede de atenção psicossocial

DESENVOLVIMENTO

O programa contempla sessões semanais com foco em qualidade de vida, promoção da saúde, gerenciamento do estresse e desempenho, com duração de 40 minutos, conduzidos pela psicóloga da Academia da Saúde.

O numero de participantes por grupo será de até 10 pessoas, atendendo assim, os protocolos de biossegurança exigidos pela pandemia  COVID-19.

Haverá em cada polo da Academia da Saúde dois grupos, conforme cronograma.

INICIO : Abril/2021                        TÉRMINO: Julho /2021.

CRONOGRAMA DOS GRUPOS

LOCAL

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

Academia Vida Ativa (Polo Praça JK )

Terça e Quinta

06h00

Academia Vida Ativa  (Polo Praça JK )

Quarta e Sexta

18h00

Academia Geração Saúde (Polo Centro de Eventos)

Quarta e Sexta

06h00

Academia Geração Saúde ( Polo Centro de Eventos)

Terça e Quinta

18h00

        Para o desenvolvimento da ação, serão encaminhadas às unidades básicas de saúde as fichas de inscrição dos participantes.

REFERENCIAS

  1. Brasil, Ministério da Saúde, HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Série B. Textos Básicos de Saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
  2. Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à saúde. Política Nacional de Promoção da saúde,Série B. Textos Básicos de Saúde, Série Pactos pela Saúde 2006; v. 7. Brasília: Ministério da saúde, 2006a.
  3. Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de atenção à saúde, Departamento de atenção básica, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC-SUS, Brasília: Ministério da saúde, Portaria 971 de 03 de maio de 2006b.
  4. Barros, N.F; Siegel, P.; De Simioni, C. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Cad. Saúde Pública, 2007;23(12):3066-9.
  5. Vandenberghe, L., & Sousa, A.C. (2006). Mindfulness nas terapias cognitivas e comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(1), 35-44.

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO – PROJETO LIVRE MENTE

Nome : __________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com