TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanalise de Rua

Por:   •  14/9/2021  •  Resenha  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

Psicanalise na rua

Primeiro vamos falar sobre a psicanalise, ela é um linha teórica de investigação e explicação da psique humana e também é um campo clínico de atuação. Começou com o Freud que era médico neurologista e psiquiatra que lidava com a experiência subjetiva de uma maneira que outras abordagens ás vezes não fazem.

Freud foi quem teve a ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade dos indivíduos. Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, são o que moldam a experiência de uma pessoa adulta.

A terapia psicanalítica abrange uma conversa aberta que tem o objetivo de descobrir ideias e memórias que estão escondidas na mente inconsciente. Usam técnicas específicas, como associação livre, análise de sonhos e análise de transferência. A identificação de padrões na fala e nas reações do cliente pode ajudar o indivíduo a entender melhor seus pensamentos, comportamentos e relacionamentos.

A mente humana foi dividida em 3 conceitos: o consciente, que é tudo aquilo que estamos percebendo racionalmente e intencionalmente no momento, no agora. O subconsciente, que se refere àqueles conteúdos que podem facilmente chegar ao consciente, mas ele não pertence ao consciente. E por fim o inconsciente se refere a todo conteúdo que se encontra fora do consciente. No inconsciente estão quase todas as memórias que acreditamos estarem perdidas para sempre, todos os nomes esquecidos, os sentimentos e medos. Todas essas memórias e sentimentos que conseguimos, de alguma forma, ignorar.

A personalidade é formada por 3 componentes: o ID que é a fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. O EGO que é o aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos. E por ultimo o SUPEREGO que é o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.

No processo terapêutico o dialogo é o principal instrumento de trabalho, e tudo esta pautado na relação de confiança entre o analista e cliente. A abordagem criada por Freud usa o princípio da associação livre. A ideia é orientar a pessoa a conversar sobre vários temas com o analista, sem nenhum filtro. Seja acontecimentos e detalhes da vida cotidiana, devaneios ou lembranças de sonhos. Esse processo ajuda a trazer a tona certos pensamentos que, normalmente, não seriam acessados.

Durante o processo terapêutico, investigam-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surge determinado trauma, inibições ou medos.

Psicanalise na rua

Até então a psicanálise foi feita principalmente em bairros privilegiados, em que as sessões têm um alto custo, iniciativas como essas possibilitam uma fuga na lógica de mercado.

Por mais q o setting seja diferente dos modelos tradicionais o método é o mesmo da clinica tradicional. Li um relato que dizia: . “Muitas vezes acontece de o paciente olhar para fora e ver algo na rua que mobiliza algo importante, que emerge na análise”.

A atuação em espaços públicos é um caminho para levar a psicanálise a outros lugares e ultrapassar “muros”, não importa quais sejam eles. As experiências trazem novos aprendizados e novas questões à teoria psicanalítica, e constitui uma dinâmica  que se retroalimenta. Assim o ato de olhar, enxergar e escutar as ruas traz ganhos não só pra quem está sendo atendido, mas também para o próprio terapeuta.

Na prática, isso significa atendimento gratuito, colocando a psicanálise ao alcance de quem não tem condições de pagar por ela em consultórios particulares, ou não teria acesso nos poucos serviços públicos disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com