TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Analítico Comportamental

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

Psicologia Analítico Comportamental

Nomes:

Aline Sampaio da Silva | R.A: 4902118

Ana Carolina Rafael de Carvalho | R.A: 2058920


Turma: 006202A13 - Noturno

São Paulo

2018

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SUPERNANNY

INTRODUÇÃO:

Este relatório tem como objetivo descrever a mudança de comportamento mediante as intervenções da Supernanny. Onde mostra comportamentos de uma família composta por mãe e duas filhas. Neste caso vai ser analisado em particular o comportamento da mãe e como isso impactava no comportamento das filhas.

Nota-se que após a intervenção da Supernanny, há uma mudança na postura da mãe perante a educação das filhas e isso reflete diretamente no comportamento das meninas. Inicialmente, a Supernanny começa procurando absorver o maior número de informações possíveis, para que depois ela possa implantar seu método de forma sistemática.

A forma como a Supernanny usou para analisar foi a teoria Behaviorista de Skinner. Onde a base da teoria está na formulação do Comportamento Operante, chegando hoje a entender que comportamento é uma interação entre o que o indivíduo faz e o ambiente onde sua ação está inserida. Portanto, o behaviorismo estuda a interação indivíduo e ambiente, ou seja, respostas e estimulações.

Segundo Skinner, ao se analisar um comportamento é preciso levar em consideração o contexto e os acontecimentos envolvidos. Os princípios de condicionamento operante foram elaborados pelo autor, além da organização do modelo de seleção pela consequência com a finalidade de explicar um comportamento.

No comportamento Operante, o organismo emite um comportamento que pode gerar uma consequência reforçadora, que neste caso o indivíduo que emitiu o comportamento provavelmente terá mais chances de repeti-lo.

METODOLOGIA:

No episódio assistido, é composto pela mãe e duas filhas. O ambiente da casa é composto por sala onde é o lugar que a família passa a maior parte do tempo, cozinha o local em que são feitas as refeições na ausência da mãe, banheiro, o quarto das crianças na qual elas brincam, quarto da mãe onde pouco ficam, corredores que dão acesso as demais dependências e o carro da família.

Quando a SuperNanny chegou à casa, sua primeira impressão Supernanny chega ao local e se coloca a observar o dia a dia da família de maneira assistemática. Neste momento a mãe se encontrava no banheiro dando banho nas crianças, e logo depois a vestindo pois elas não se vestem sozinhas, porque são tratadas como bebês, tanto que a criança mais velha ainda usa fraldas. Em seguida vão para cozinha preparar o almoço, sendo que as meninas estão sempre grudadas na mãe deixando-a estressada, sem paciência e cansada, a filha mais nova para chamar a tenção da mãe se joga ao chão com comportamento de dependência e a mãe não dá muita atenção. No momento de se arrumar para ir à escola elas choram fazendo escândalos.

Quando a mãe se prepara para ir ao trabalho as crianças não a deixam ir, pois choram muito, segurando a mãe pelas roupas para ela não conseguir sair, com isso a mãe juntamente com as crianças chora se sentindo culpada pela sua ausência e com essa atitude causando dependência emocional nas crianças, na ausência da mãe, elas agem de maneira totalmente diferente, o oposto, comem sozinhas a mesa, fazem as tarefas sem escândalo. Mas quando a mãe volta, o comportamento muda novamente chorando, fazendo escândalos.  

Quando a mãe chega do trabalho tenta brincar com as crianças, sendo que cada uma quer brincar de brincadeiras diferentes e com isso gera conflitos.                            

No momento de dormir a família sempre dormem na sala assistindo televisão, quando uma dormi a outra permanece acordada querendo mamadeira, brincar, assistir tv e vise -versa, com isso a mãe acaba dormindo muito pouco e se tornando uma mulher cansada e desgastada no dia seguinte.  

 

RESULTADOS:

A Supernnny começa a notar que o comportamento das crianças é completamente diferente na ausência da mãe. Nota-se a infantilização em relação as crianças por parte da mãe, fazendo com que elas fiquem completamente dependentes.

 A Supernanny  começa introduzindo o condicionamento operante, trabalhando com recompensas, sinalizando às meninas que, sempre que elas tiverem um bom comportamento serão premiadas com presente, reforçando assim esse comportamento positivo(retirar). É apresentado o método das punições positivas, onde ou seja, quando não fazendo as tarefas  e não seguindo com o plano de atividades, é lhes apresentado um castigo, chamado de “cantinho da disciplina”, onde é proposto que a criança fique sentada, por um tempo determinado, para refletir as atitudes dela que a levaram até essa condição de castigo. Além do cantinho da disciplina, as crianças podem ficar também sem atividades que mais gostam, devido ao descumprimento das regras. A Supernanny vai direcionando a mãe, mostrando quando colocar no castigo, quando apresentar as premiações e assim ir condicionando as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com