TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comportamental

Por:   •  15/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

FICHAMENTO Nº 01

PROCEDIMENTO PARA REDUÇÃO DO MEDO E ANSIEDADE

1 Aluno: Magali Cardoso dos Santos Dantas   R.A.: F305520

   Aluno: Meri Zuleica Similli Cidrão Andrade   R.A.: F17CHF3

   Aluno: Renata de Souza Maia                       R.A.:F12GJJ9

   Semestre: 5º Semestre

   Turno: manhã

    Professora: Cristiane Deantonio Ventura

2 Apresentação

O capítulo do livro discorre sobre os procedimentos utilizados na relação terapêutica que auxiliam nas intervenções relacionadas aos transtornos que envolvem o medo e a ansiedade, buscando a redução dos efeitos desses comportamentos que comprometem a funcionalidade do cliente.

3 Introdução

Para Miltenberger (2018, p. 338), “o medo é composto por comportamentos respondentes e operantes”, sendo determinado por estímulos que são aversivos ao sujeito e que quando estão presentes provocam reações corporais desagradáveis causadas pela excitação do sistema nervoso autônomo. O que chamamos de ansiedade seriam essas reações corporais respondentes que comumente desencadeiam comportamentos operantes de fuga e esquiva.  Em alguns casos essa relação pode interferir na vida do sujeito, causando transtornos e levando o indivíduo a busca de ajuda profissional para alcançar a redução dos efeitos negativos desse evento comportamental.

Algumas técnicas de relaxamento são utilizadas para atenuar as reações desagradáveis vivenciadas nas contingências de ansiedade e de medo.  Quatro tipos de exercícios diferentes compõem o que chamamos de treino de relaxamento, cuja função é auxiliar no controle das respostas indesejadas. (MILTENBERGER, 2018, p. 339).

O RMP (relaxamento muscular progressivo) consiste na contração e relaxamento sistemático de todos os grupos musculares, exercitando um grupo de cada vez chega-se ao relaxamento através da liberação da tensão contida durante o enrijecimento muscular. (MILTENBERGER, 2018, p. 340).

Segundo Miltenberger (2018, p. 341), o exercício da respiração diafragmática é usado para combater a respiração rápida e ofegante encontrada em momentos ansiogênicos, incentivando o cliente a fazer uso do diafragma na respiração, levando mais oxigênio para os pulmões, buscando estabelecer um ritmo respiratório mais lento e profundo.

Para Miltenberger (2018, p. 342) os exercícios de atenção focada incentivam o cliente a dirigir sua atenção a outros elementos que não tenham relação com a contingência de medo ou ansiedade produzindo relaxamento.

No treino de relaxamento comportamental o foco são as posturas relaxadas, o cliente se coloca de maneira confortável e vai ajustando os grupos musculares de forma a manter uma postura adequada. (MILTENBERGER, 2018, p. 342).

Para Miltenberger (2018, p. 342) é possível observar que cada uma das práticas do treino de relaxamento pode aliar estratégias dos outros exercícios para alcançar melhores resultados na aplicação dos procedimentos de redução do medo, que são:  dessensibilização sistemática e dessensibilização in vivo.

Na dessensibilização sistemática o cliente usa as técnicas de relaxamento para controlar as reações de medo enquanto imagina cenas descritas pelo terapeuta que produziriam ansiedade, partindo de imagens menos intensas inicialmente, para as mais intensas conforme o cliente vai conseguindo manter o estado de relaxamento, até que consiga a inibição completa da resposta de medo, conhecida como inibição recíproca.  Para a utilização desse procedimento é necessário que o terapeuta desenvolva com o paciente uma hierarquia relacionada ao medo que possibilite uma escala de desconforto a ser utilizada durante o exercício para determinar as imagens mais ou menos intensas. (MILTENBERGER, 2018, p. 342).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com