TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comportamental (Behavorismo)

Por:   •  31/5/2020  •  Ensaio  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicologia Comportamental é uma das três grandes áreas da Psicologia, também chamada de teoria comportamentalista, defende que os comportamentos são aprendidos, possibilitando, assim, prever atitudes quando exposto a dadas condições.

O Behaviorismo é considerado a teoria base do comportamentalismo. Desenvolvido principalmente pelo psicólogo John B. Watson. Outra grande contribuição para a teoria foi B. F. Skinner, que propôs o Behaviorismo radical e desenvolveu o conceito de condicionamento operante.

Essa área da psicologia propõe a existência de uma unidade entre a mente e o corpo do ser humano e nega a existência do estado de consciência e subconsciência. Portanto, sugere que os comportamentos em todos os animais, incluindo os seres humanos, são aprendidos. Diante dessa hipótese, o comportamento pode ser operante ou respondente e acontecer por associações ou reforço (positivo ou negativo).

Essa corrente ideológica reúne diversas vertentes e podem ser divididas principalmente por Behaviorismo clássico, Neobehaviorismo mediacional e Behaviorismo radical.

O Behaviorismo Clássico conceitua a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, mantendo a finalidade de controlar e prever o comportamento de indivíduos. O objetivo de Watson era deixar de lado o estudo e análise de processos mentais, como pensamento ou sentimentos, e se ater ao comportamento observável. De acordo com Watson, a investigação de processos mentais não trazia muitos resultados, sendo mais conveniente e útil o foco em fatos que poderiam ser observados, como o comportamento. Comportamento seria definido como qualquer mudança em um organismo, que fosse consequência de um estímulo ambiental anterior.

No behaviorismo clássico um comportamento é sempre devido a um estímulo específico, condicionando uma resposta. É importante salientar que Watson não nega a existência de processos mentais, mas acha inviável o foco da psicologia se tornar aquilo visto que seria inviável analisar tais processos. Watson também defendia a importância da ambientação no desenvolvimento e crescimento emocional de um indivíduo. Os comportamentos eram produto do meio, exemplificando que se algumas crianças recém-nascidas fossem inseridas em um ambiente totalmente controlado, seria capaz de determinar a profissão e o caráter de cada uma.

Devido a falha na justificação de alguns comportamentos através de conexões estímulo-resposta, vários psicólogos desenvolveram teorias modeladas nos behavioristas de forma a complementar essas falhas. Sendo o Neobehaviorismo Mediacional uma delas.

A proposta de Edward C. Tolman apresenta uma organização estímulo-organismo-resposta, em que indicou entre o estímulo e a resposta, que o organismo passa por eventos denominados mediacionais, variáveis intervenientes, que desempenhavam um papel de componente do processo comportamental conectando os estímulos e as respostas, sendo os eventos mediacionais processos internos.

A partir desses supostos, Toolman descreve uma teoria sustentada pelo conceito de mapas cognitivos, A teoria do processo de aprendizagem, em que relações estímulo-estímulo, que são formadas nos cérebros dos organismos. Essa relação entre estímulos poderia gerar expectativas no organismo, ocasionando a adoção de comportamentos diferentes e menos previsíveis em diversos casos de estimulação. Os mapas cognitivos seriam construídos a partir do relacionamento do organismo com o meio, quando observado a relação entre vários estímulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com