TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  26/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS TEIXEIRA DE FREITAS

Disciplina:    Psicologia Organizacional

Código Disciplina:

5º / 7ºPeríodo

Professor(a): André Silvério da Cruz

Estudo Dirigido

Nome do(a) aluno(a):

Textos teóricos para a prova + Slides

ANTUNES, R., ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004 335. Disponível em

ARAÚJO, R.R., SACHUK, M. I. Os sentidos do trabalho e suas implicações na formação dos indivíduos inseridos nas organizações contemporâneas. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 53-66, janeiro/março 2007.

SILVA, I.C., NASCIMENTO, J.P.B., MORAES, A.F.O., Relações de Trabalho, Subjetividade e Objetividade: uma reflexão teórica acerca dessas três instâncias no contexto  Organizacional. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão  e Tecnologia 2, 2013

1. “uma aranha executa operações que se assemelham às  manipulações do tecelão,  e a construção das colmeias pelas  abelhas  poderia envergonhar, por sua perfeição, mais  de  um  mestre de obras.  Mas há algo em que  o pior mestre de obras é superior à melhor abelha, e  é o fato  de  que,  antes  de  executar  a  construção, ele a projeta  em  seu  cérebro”. {Marx}

De acordo com a epígrafe acima, responda as questões seguintes

a) O que significa o termo trabalho de acordo com a concepção de John Locke e Marx?

b) O que Marx quer dizer com essa questão? "há algo em que  o pior mestre de obras é superior à melhor abelha, e  é o fato  de  que,  antes  de  executar  a  construção, ele a projeta  em  seu  cérebro”.

02. Taylor elaborou um método de racionalização do trabalho chamado taylorismo. O que seria esse método e o que ele visava ?

03. O que significou o fordismo para o mundo do trabalho e a formação do capitalismo e consumo de massas?

04. No modelo de gerenciamento científico taylorista-fordista qual a situação objetiva do sujeito-trabalhador em termos psicossociais no mundo do trabalho, por mais que ampliou o acesso aos bens de consumo e a melhoria de vida material?

05.  “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo.

No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food.

Qual a situação dessa realidade do mundo do trabalho?

Quais as consequências dessa situação para o trabalhador?

06. Quais são as transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho na sociedade globalizada?

07. Mudanças no mundo do trabalho: Flexibilização, automação, novas tecnologias, concorrência interna e externa, terceirização, prestação de serviços, trabalho esporádico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com