TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional .

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.028 Palavras (25 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 25

  FASA- Faculdades Santo Agostinho

Leonardo Alves de Oliveira¹, Victor Silva Mota¹, Marajane Loyola²  

1- Acadêmicos do Curso de Psicologia 1° Período

2- Docente do curso de Psicologia – FASA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Montes Claros/MG

2017

Sumário

Introdução ________________________________________________________ 3

1. Contexto

 1.1 Concepções Históricas __________________________________________ 4

 1.2 Conceito _____________________________________________________   5

 1.3 Dimensões Básicas _____________________________________________ 6

 1.3.1 Divisão de Tarefas ____________________________________________ 6

 1.3.2 Divisão de Papéis _____________________________________________ 7

 1.3.3 Sistema de Autoridade _________________________________________ 9

 1.3.4 Sistema de Comunicação ______________________________________ 10

 1.3.5 Sistema de Contribuição - Redistribuição __________________________10

2. O indivíduo no trabalho

 2.1 A motivação __________________________________________________ 12

 2.2 Emoção e afeto _______________________________________________ 14

 2.3 Aprendizagem ________________________________________________ 16

 2.4 Vínculos _____________________________________________________ 17

3. Processos Organizacionais

 3.1 Socialização _________________________________________________ 19

 3.2 Grupos e Equipes _____________________________________________ 21

 3.3 Poder _______________________________________________________ 21

 3.4 Cultura e Diversidade ___________________________________________ 23

4. A atuação

 4.1 Inserção Profissional ___________________________________________ 25

Conclusão ______________________________________________________ 26

 Introdução

 Compreender o contexto da psicologia organizacional e sua ciência implica na necessidade de ver que essas unidades sociais estão intimamente ligadas aos processos que interagem com a vida social, econômica, científica, tecnológica e política. Este Trabalho escrito tem o objetivo de apresentar bases conceituais para uma análise do contexto organizacional. Serão apresentadas o contexto da vocação, as características principais do indivíduo no trabalho, os processos organizacionais e a atuação do psicólogo ocupacional.

1. O Contexto

1.1. Concepções Históricas

O início da Psicologia Organizacional, do trabalho ou ocupacional foi na Psicologia Industrial, onde foi a primeira forma adotada desta área de atuação psicológica, apresentando uma certa regularidade discursiva e convergida no que atinge o objetivo: a finalidade social, o compromisso ético, alvo das ações, bases teóricas e elementos discursivos.

A Psicologia Industrial remonta sua origem aos cenários norte-americano e anglo-saxão do início do século XX, quando a revolução industrial já havia se consolidado e o taylorismo começa a entrar em cena e a fornecer resultados positivos ao aumento de lucratividade das industrias através de controle mais elaborado do processo produtivo e aumento da eficiência.

Neste momento a psicologia buscava se firmar como ciência, distanciando-se da filosofia e fisiologia tendo como pilares o behaviorismo, o funcionalismo e a psicologia das diferenças individuais. Nesse contexto a Psicologia voltada para o trabalho surge, ligada aos interesses industriais.

A Psicologia Industrial procurava medir o limite de esforço dos trabalhadores, para assim criar quotas de produção; se encarregava das práticas de seleção e colocação profissional, além da orientação vocacional baseada em testes e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade.

A psicologia ocupacional surge a partir da psicologia industrial, que por meio de recursos humanos busca gerenciar a eficiência da organização. Essa ciência se desenvolveu a partir do movimento de relações humanas dentro das organizações, preocupada em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar no ambiente de serviço.

Um elemento central para o campo das relações psicologia e trabalho é a categoria organização, compreendida para além da esfera industrial, compreendendo variados tipos de ambientes como hospitais, sindicatos, organizações do terceiro setor – por isso denominada de psicologia organizacional.

De acordo com Schein (1968) a diferença entre a psicologia industrial e a psicologia organizacional é de duas ordens: De um lado, os problemas tradicionais (recrutamento, testes, seleção, treino, análise de tarefas, incentivos, condições de trabalho) passam a ser tratados como inter-relacionados e ligados ao sistema social da organização; de um outro, essa psicologia se interessa por uma nova série de problemas da organização enquanto um sistema complexo. Tais problemas não são limitados ao comportamento individual, mas abrangem o comportamento de grupos, subsistemas e à organização global como reação a estímulos externos e internos.

A partir dos anos 50 a denominação de Psicologia Organizacional começa a tomar corpo, a junção dos saberes da sociologia e a antropologia com o da psicologia, influenciaram para o crescimento da psicologia social.

  1.2. Conceito de Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas, para dessa forma manter a qualidade do clima organizacional, oferecer condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano, e consequentemente ao alcance de metas e lucro.

Uma das características principais da psicologia do trabalho, como área de conhecimento e intervenção, é a multi e interdisciplinaridade. Dialoga com diversos campos do conhecimento, em especial, sociologia, sociologia do trabalho, psicanálise, antropologia, ciências econômicas, história, engenharia e administração, construindo uma ecologia de saberes sobre o trabalho.

Entre os focos de atuação da Psicologia Organizacional destacamos: recrutamento e seleção, análise de cargos e salários; aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment), mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance, gestão do clima organizacional, resolução de problemas e conflito entre profissionais, planejamento de carreira, retenção de talentos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com