TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  16/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.280 Palavras (26 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 26

Estudo para Prova

                                                                         DATA: 15/09/2017

NOME DO ALUNO: Oseias Andreas Genaro

POLO: Serrana SP

DISCIPLINA: Psicologia Organizacional

TUTOR: Larissa Medeiros Marinhos dos Santos / Marcus Vinícius Martins

 

  1. Na definição proposta por Camargo (2014), o que é psicologia organizacional?

Um campo de estudo sobre o trabalho e as organizações que visa as múltiplas relações entre pessoas, os grupos organizações com a finalidade de contribuir para a promoção de um ambiente saudável e produtivo.

  1. A partir do material lido durante a disciplina, diferencie Psicologia Organizacional da Psicologia do Trabalho e indique como estas se complementam.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

O trabalho é considerado o principal campo de atuação da Psicologia Organizacional. Ele se relaciona à ação do homem sobre a natureza. Para a Psicologia do Trabalho, tem papel central na vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que elas constroem algo novo exterior (consequência do seu trabalho) este a transforma internamente.

  1. De acordo com o livro-texto, foram 3 (três) os princípios formulados por Taylor para a administração cientifica, quais são eles?

Taylor buscava melhorar a eficiência do trabalho e, em consequência, a produtividade, a partir do método científico que implicava o estudo do tempo dos movimentos para a realização de um trabalho e no planejamento. O seu método consistia:

No planejamento dos métodos do trabalho

Na seleção e treinamento dos trabalhadores em relação aos novos métodos

Na busca de um ambiente melhor de trabalho a partir da cooperação entre trabalhadores e administradores.

  1. A análise de Cargo ou do Trabalho é uma das ferramentas da Psicologia para atender as necessidades da Administração Científica. Responda o que é e como é feita a análise de cargo?

É um método usado para descobrir o melhor modo de fazer as coisas e, a partir daí, planejar os métodos de trabalho, selecionar e treinar os trabalhadores. A análise do trabalho, também camada de análise de cargo, é o procedimento utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades. Isso implica fazermos uma descrição detalhada das atividades envolvidas em um cargo, determinarmos a relação deste cargo com outros, além de averiguarmos o conhecimento, habilidades e capacidades necessárias para que uma pessoa tenha bom desempenho no cargo.

  1. Segundo o livro-texto, no campo da engenharia, Frank e Lilian Gilbreth, deram origem as pesquisas no campo dos Fatores Humanos. Responda o que é a Psicologia dos Fatores Humanos e quais são as implicações deste campo?

A Psicologia dos Fatores Humanos é uma especialidade da Psicologia Organizacional, na interface com a Engenharia, que estuda meios de aprimorar os desenhos das máquinas e o ambiente de trabalho para melhora atender às necessidades das pessoas.

  1. Segundo Wallon (1975 citado por Camargo, 2014), como o método de gestão taylorista pode dissociar o trabalhador da sua atividade?

O modo de gestão taylorista não deixa o trabalhador agir, pois dissocia sua atividade do querer. Isso faz com que este tenha que ter vigilância constante, “uniforme e sem gestos”. Não é que tal método exija muito do trabalhador: na verdade , ele exige demasiadamente pouco . Ao escolher o movimento que o trabalhador tem que realizar, e geralmente esse é um movimento mínimo, priva-o de sua iniciativa. Ora, privá-lo de sua iniciativa durante seu dia de trabalho, durante suas oito horas ou mais de atividade, resulta em um esforço mais extenuante que um trabalho que exija mais esforço.

  1. Quais os problemas de saúde do trabalhador atribuídos pelos pesquisadores a moo de gestão taylorista?

Problemas de saúde física: fadiga crônica, úlceras, doenças cardiovasculares, doenças musculares e ósseas e insônias.

Problemas de saúde mental: ansiedade, irritabilidade, neuroses, depressão, fadiga nervosa etc.

  1. De acordo com os pressupostos da Administração Científica, quais seriam as funções da seleção e do treinamento?

O objetivo é a eficiência no trabalho e o aumento e produtividade.

Selecionar: envolve um conjunto de práticas e processos utilizados para escolher o candidato que mais parece ser o mais adequado para a vaga de acordo com as qualificações, habilidades e talentos pré-definidos.

Treinar: implica em capacitar ou aperfeiçoar alguém para exercer eficientemente determinada função. Uma das principais finalidades do treinamento é ampliar o controle. O treinamento serve também para transmitir valores e normas da organização e, assim, contribuir para a formação de um ambiente homogêneo e disciplinado.

  1. Qual foi o fator mais importante descoberto na pesquisa realizada em 1924, na fábrica da Western Eletric Company em Hawthorne (Chicado/EUA), que deu origem ao movimento das Relações Humanas?

Constataram que o fator que mais influenciava a produtividade no trabalho não eram as condições do ambiente e nem tanto o pagamento e os métodos de trabalho, mas o fato de os trabalhadores perceberem que estavam sendo observados, de se sentirem importantes por estarem participando de uma pesquisa. O aumento da produtividade parecia refletir os sentimentos de competência dos trabalhadores, isto é, um sentimento de domínio do trabalho e do ambiente.

  1. Sobre a preocupação com a exclusão dos trabalhadores a partir do movimento dos direitos civis (1964) nos Estados Unidos, quais a sua importância e implicações sobre as organizações?

Tornou ilegal a discriminação contra as minorias e teve impacto na maneira como as organizações contratavam e lidavam com seus funcionários. Foi a partir desta aprovação que as organizações passaram a contratar os trabalhadores respeitando a nova lei contra a discriminação racial, sexual e religiosa e das pessoas com deficiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (438.8 Kb)   docx (112.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com