TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  14/4/2018  •  Abstract  •  7.076 Palavras (29 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 29

 [pic 1]

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO

[pic 2]

 


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL        3

1.1        O que é psicologia organizacional?        3

1.2 Psicologia Organizacional e do Trabalho        5

1.2.1 Publicações em POT        10

1.2.2 Temáticas em POT        10

1.3        Breve histórico da Psicologia Organizacional        11

1.4 Atuação do psicólogo organizacional        19

1.4.1 Áreas de atuação        20

1.4.2 Ramos ou subespecialidades de atuação em POT        24

1.4.3 Quem é o psicólogo organizacional brasileiro?        25

1.4.4 Exemplos de atuação do psicólogo organizacional        27

1.4.5 Críticas ao modelo clássico de atuação        27

1.4.6 Linhas inovadoras de atuação        28

1.4.7 Competências esperadas dos profissionais da POT        31

BIBLIOGRAFIA        33

  1. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
  1.  O que é psicologia organizacional?

Segundo Spector (2005; 2014), a psicologia pode ser subdivida em diversas especialidades; algumas se preocupam basicamente com o conhecimento da psicologia enquanto ciência (psicologia experimental) e outras se concentram tanto na ciência psicológica quanto na aplicação dos conhecimentos produzidos no mundo real (fora do âmbito da pesquisa). A psicologia organizacional se enquadra na segunda categoria, por se ocupar tanto da produção de conhecimento da ciência psicológica quanto de sua aplicação.

[pic 3]

“A psicologia organizacional refere-se ao desenvolvimento e à aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho” 

(SPECTOR, 2005:5)

Assim, podemos dizer que há dois aspectos importantes no campo da psicologia organizacional: o estudo do lado humano das organizações e a aplicação dos princípios e das descobertas obtidos nas pesquisas.

O estudo do lado humano das organizações diz respeito à condução de pesquisas sobre as pessoas no ambiente de trabalho.

A aplicação dos princípios e das descobertas obtidos nas pesquisas refere-se à atividade prática dos psicólogos como consultores ou funcionários das organizações.

O campo da psicologia organizacional contém duas divisões principais: psicologia industrial e psicologia organizacional.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

Psicologia industrial

Ramificação mais antiga e tende a assumir uma perspectiva administrativa. Busca gerenciar a eficiência organizacional através do uso apropriado de pessoas (administração de recursos humanos ou gestão de pessoas). Preocupa-se com a eficiência no planejamento do trabalho, seleção, treinamento e avaliação de desempenho.

Tiffin e McCormick (1975:3) citados por Campos et al. (2011:703), a definem como “o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civilização”.

Psicologia organizacional

Desenvolveu-se a partir do Movimento de Relações Humanas nas organizações, voltando-se a compreensão do comportamento dos funcionários e à melhoria do bem-estar no ambiente de trabalho. Os tópicos organizacionais incluem atitudes e comportamentos dos funcionários, estresse no trabalho e práticas de supervisão.

Para Schein (1982) apud Campos et al. (2011: 704), a Psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que busca compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo.

[pic 9]

1.2 Psicologia Organizacional e do Trabalho

Zanelli e Bastos (2009) ao tratarem da POT (Psicologia Organizacional e do Trabalho) destacam a importância da compreensão da inserção do ser humano no mundo do trabalho e das relações que são criadas no interior das organizações; e ainda, das atividades profissionais que ultrapassam as fronteiras das organizações, ou seja, quando exercidas no mercado informal, no universo do subemprego e do desemprego, ou ao lidar com ocupações ou profissões.

Para Zanelli e Bastos (2009) a tarefa central da Psicologia Organizacional e do Trabalho é:

(...) explorar, analisar, compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo complexo e em transformação, construindo a partir daí estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas (p. 467 – grifo meu).

Zanelli e Bastos (2009) apontam para a abrangência da denominação Psicologia Organizacional e do trabalho, uma vez que busca compreender

  • O comportamento das pessoas que trabalham (determinantes e consequências).
  • Possibilidades da construção produtiva das ações de trabalho com preservação máxima da natureza, da qualidade de vida e do bem-estar humano.

O comportamento humano, ou o fazer humano no ambiente de trabalho, inclui estados subjetivos, intenções, motivações, crenças e valores, constituindo uma unidade complexa que integra, em cada ação específica, fatores individuais, sociais e organizacionais. O comportamento humano no trabalho é tomado como OBJETO DE ESTUDO e de INTERVENÇÃO nos níveis individual, grupal e organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (722.5 Kb)   docx (636.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com