TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho vamos analisar desenhos livres de crianças entre 2 a 15 anos de idade contidos em anexos, conforme a escrita (representação gráfica) e o realismo do desenho, por base do autor Luquet e Lowenfeld. Segundo Luquet o desenho partilha de uma imagem mental com a qual transpõe uma imitação do real.

        Luquet propôs sobre o desenho infantil estádios de grafismo, sendo eles: realismo fortuito; realismo gorado; realismo intelectual e realismo visual. Relacionando com o desenvolvimento cognitivo da criança também divido em estádios por Piaget, tais sendo: sensório motor (0 – 2 anos); pré-operatório (2 – 7 anos); operações concretas (7 – 12 anos) e operações formais (12 – 15 anos), as idades não representam um padrão, podendo variar no início para outro estádio, algumas crianças antecedem e outras atrasam dependendo da estimulação que o ambiente propicia.

O objetivo geral será desempenhar está relação com ambos os estádios de desenvolvimento, afim de uma analogia mais detalhada e concisa para os estudos psicogenéticos do pensamento infantil.

Para a composição do trabalho foram necessários tais instrumentos: uma folha de papel A4, canetas coloridas, giz de cera, lápis e borracha. Obtendo resultados mais precisos na relação dos conhecimentos teóricos com o objeto analisado.


Psicologia Construtivista

Relacionando os desenhos com os estádios de desenvolvimento cognitivo e de grafismo.

Estádio das operações-formais (7-11,12 anos) em Piaget e Estádio do realismo intelectual por Luquet.

Segundo Piaget (1967) é neste período que se inicia a frequência escolar, onde a criança começa a ser bastante estimulada, com isso suas estruturas cognitivas apresentam aquisições intelectuais mais efetivas em resolver situações. Apresentam justificações lógicas, deixando de lado o pensamento egocêntrico, sendo capaz de lidar com o ponto de vista do outro. Seus entendimentos e pensamentos deixam de ser baseados no animismo e artificialismo, tendo como forma de pensamento a intuição que será transformada em operações lógicas.

De acordo com Luquet por volta dos 6, 7 anos é onde a criança geralmente se encontra no estádio do “realismo intelectual”. Está na fase da transparência, o desenho é representado da forma que ela vê e sabe como são as coisas. Devido a formação de esquemas conceituais, agora consegue internalizar, pensar, elaborar mentalmente os aspectos físicos e sociais. Com isto demonstra em seus desenhos tudo aquilo que ela sabe que existe, uma forma de tentar explicar logicamente suas ideias. Os desenhos não apresentam proporções métricas. Piaget (1966).

Aos 8-9, até os 12 anos a criança se encontra no período do “realismo visual”, onde não há a necessidade de transparência, ela já consegue desenhar apenas aquilo que é perceptível aos olhos, colocando como seria visto por um observador seja à direita ou defronte da imagem. Sabendo diferenciar o que existe e o que não precisa ser representado, pois todos sabem que estão lá. Os desenhos apresentam proporções métricas. Piaget (1966)

No desenho em anexo na página tal (kamila) pertence a uma criança de 11 anos, observamos neste uma riqueza de detalhes, representações do ambiente bem similar e simétricos. Não fizeram uso da transparência, tudo foi representado da forma que as coisas são. As crianças representam em maioria experiências vividas, imitações do real, neste caso a criança disse que o desenho era o dia em que ela foi à praia e choveu. Os cachos em questão é apenas para apresentar que existem cachos podres e apodrecendo, o que enfatiza sua necessidade em colocar seu pensamento lógico em exposição, sendo características de seu estádio das operações concretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com