TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]DISCIPLINA: Psicologia Organizacional e do Trabalho 2

Profª:: Quitéria Lustosa

Estudo dirigido - AVALIAÇÃO

Artigo: “Ergonomia, desenvolvimento e trabalho sustentável: um olhar para a saúde do trabalhador”

  1. Como o trabalho é definido no texto?

Resposta: É definido como procedimento de interação material entre o homem e a natureza, em que aquele, por sua própria ação, atua intencionalmente sobre elementos desta, transformando-os e imprimindo-lhes forma útil à vida humana.

  1. O que significa “desenvolvimento sustentável”?

Resposta: Saúde do trabalhador, seja no singular, como campo de conhecimento, seja no plural (saúde dos trabalhadores), como expressão ontológica e universal da relação capital-trabalho.

  1. Os autores expressam uma crítica quanto a este conceito no que diz respeito à categoria trabalho e, especialmente, à saúde dos trabalhadores. Cite essa crítica e detalhe-a.

Resposta: Baseada no paradigma científico qualitativo e no método dialético, a pesquisa teórica e empírica desenvolvida neste trabalho deu-se a partir da perspectiva da epistemologia, a qual se apoia em três princípios básicos: • o caráter construtivo interpretativo do conhecimento; • o caráter interativo do processo de pesquisa; e • a significação da singularidade como nível da produção do conhecimento, por meio de um processo dialógico.

  1. Diante do atual quadro de saúde no trabalho no Brasil, os autores destacam a necessidade de se ampliar o espectro de abrangência da ergonomia. Explique como deve ser feita essa ampliação, segundo o texto.

Resposta: É de fundamental importância incorporá-la às políticas públicas de saúde do trabalhador, especialmente na sua vertente de vigilância, implicando aqui a academia, os serviços, os movimentos sociais e as organizações sindicais. Importante também é ampliar sua inserção nos diversos níveis de formação nas graduações e pós-graduações afins da área de saúde, nas engenharias e na área de gestão. Todo o cabedal de conhecimento que a ergonomia já amealhou, no sentido de configurar processos de trabalho que impliquem uma produção mais segura e confortável, precisa agora “transbordar” para a sociedade e ser por ela apropriado, a serviço de um desenvolvimento compatível com a sustentabilidade também no trabalho.

  1. O texto defende a tese de que a sustentabilidade desenvolvimento começa no mundo do trabalho. Qual a relação da saúde no trabalho com o desenvolvimento sustentável?

Resposta: A relação da saúde no trabalho com o desenvolvimento sustentável possui uma importância estratégica e política não devidamente valorizada. O manejo dos riscos implicados no processo produtivo, as diferenças entre o trabalho prescrito e o efetivamente realizado nas situações cotidianas e de emergência.

  1. Como os autores caracterizam a ausência de estratégias de atenção à saúde dos trabalhadores?

Resposta: Pode ser caracterizada como uma estratégia de negação, estabelecida para resultar em ocultamento dos conflitos ambientais e de saúde resultantes do processo de desenvolvimento em curso.

  1. O que significa o princípio da otimização conjunta?

Resposta: Significa que os sistemas técnicos influenciam e colocam demandas para os sistemas sociais, ficando a eficácia do sistema produtivo total dependente da capacidade de resposta do sistema social para atender aos requisitos do sistema técnico.

  1. Do que se trata a macroergonomia?

Resposta: Macroergonomia ou ergonomia organizacional preocupa-se com a otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.

  1. No que consiste a antropotecnologia?

Resposta: Trata dos problemas gerados pela transferência de tecnologia entre países desenvolvidos industrialmente e países em vias de desenvolvimento industrial.

  1. O que o trabalho de ergonomia no nível de consultoria precisa fazer no sentido de obter a abrangência necessária para o desenvolvimento da sustentabilidade no trabalho?

Resposta: Perspectiva de romper o isolamento ampliando o espectro da negociação na instrução das demandas e incorporação, invariavelmente as representações dos trabalhadores, a intersetorialidade e a interdisciplinaridade.

  1.  O que falta à ergonomia como campo de atuação no mundo do trabalho?

Resposta: Falta uma integração e articulação mais orgânica com o campo da saúde do trabalhador, bem como uma maior inserção nas ações de saúde pública em defesa da saúde no trabalho.

  1. O que o texto aborda sobre a Norma Regulamentadora nº 17 da portaria nº 3214/1978, considerada uma das mais avançadas da legislação trabalhista?

Resposta: Enfatiza que as abordagens técnicas que visem intervir no processos e ambientes de trabalho devem adaptar o trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador, construindo assim, para a preservação da sua saúde.

  1. Como o capitalismo “verde e amarelo” considerada os direitos trabalhistas? Comente.

Resposta: O capitalismo verde e amarelo considera os direitos trabalhistas, incluindo os de saúde no trabalho, ora como benesses ou concessões benevolentes, ora como gastos supérfluos que oneram o capital.

  1. Quais os quesitos econômicos não contabilizados no planejamento financeiro das organizações em geral?

Resposta: Gastos com reposição de operadores, perda de homens-hora trabalhadas, absenteísmo, ações judiciais, perda de imagem e credibilidade no mercado, entre outras varáveis, são requisitos econômicos não contabilizados no planejamento financeiro das organizações em geral.

  1. O que os autores concluem sobre a ergonomia a partir de ideias-chave para tornar o trabalho sustentável?

Resposta: Ideias-chave nesse propósito: • interdisciplinaridade; • intersetorialidade; • pesquisa-ação; • vigilância em saúde; • democracia participativa.

A ergonomia, diante da complexidade do mundo do trabalho, na medida em que adota o trabalho sustentável como imagem-objetivo, deve romper com o percurso solitário de sua atuação. É nesse contexto que se deve resgatar o sistema de saúde brasileiro, para que, com a missão de defender a saúde do trabalhador como direito humano, possamos incluir o trabalho sustentável na agenda do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com