TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA

FACULDADE DE PSICOLOGIA

THALES HONORIO OLIVA

ANÁLISE CRÍTICA DE FILMES

CAMPINAS

2019

THALES HONORIO OLIVA

ANÁLISE CRÍTICA DE FILMES

Relatório apresentado à disciplina de Psicologia no Trabalho/Organizações, como parte das atividades exigidas para aprovação da Faculdade de Psicologia, do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Orientador: Prof(a). Dr(a). Ana Carolina Lemos Pereira

 

PUC-CAMPINAS

2019

Missão Demissão

No filme Missão Demissão, é tratado o assunto de gestão de pessoas e demissão, a empresa na qual Philippe trabalha presta consultoria à outras empresas, seu objetivo basicamente é otimizar a produção dos funcionários para fazerem mais coisa em menos tempo, reduzir o tempo que levam fazendo suas funções, e dispensar os funcionários que têm funções dispensáveis ou que pode ser incorporado nas funções de outro funcionário, sempre visando o aumento do lucro e otimização da empresa contratada.

Dentro da missão recebida, Philippe se vê em uma situação na qual não se sente confortável, a de conviver com os funcionários da fábrica que terá de escolher quem será demitido, o que afeta sua saúde mental em relação ao seu trabalho quando percebe como sua missão é perversa e injusta ao ouvir os funcionários da fábrica falarem de suas vidas pessoais, suas subjetividades, suas restrições físicas e de suas dificuldades e vivencias tanto dentro da fábrica como fora, e como seus empregos são importantes para eles.

Amor sem Escalas

Amor sem escalas é um filme que foca no ato de demitir funcionários, a empresa contratada para isso é a GoalQuestXX que conta aos funcionários da empresa que os contratou que estão demitidos, durante o processo Ryan fala algumas frases motivacionais previamente pensadas e algumas estratégias (a pasta) que tenta fazer a pessoa que está sendo demitida pensar em formas que a ajudarão a encontrar outro emprego. Com a entrada de uma nova funcionaria na empresa GoalQuestXX, Natalie, logo ao entrar dá a ideia para o chefe da empresa de uma nova forma de demitir as pessoas, demiti-las por vídeo transferência, o qual seria uma estratégia de diminuir os custos da empresa, a empresa aceita e começa a se modelar para essa nova forma de funcionamento.

O serviço prestado da GoalQuestXX de demitir as pessoas no lugar da própria empresa é fundamentalmente antiético além de impessoal e sem considerar o lado das pessoas que trabalhavam nas empresas e deram todo seu esforço e dedicação enquanto trabalhavam, passando a impressão que seus funcionários não têm valor, desconsiderando e sendo violenta com suas subjetividades, desumanizando mais ainda o processo de demissão, fator que pode contribuir para o adoecimento do trabalhador.

Discussão

Nos dois filmes é retratado situações de funcionários que, ou estão sendo demitidos ou percebem que serão, por conta de mudanças na empresa, em ambos filmes se nota o sofrimento psíquico dos funcionários. Como mostrado nos filmes o trabalho desempenhado pelos funcionários não era visto como efêmero, era considerado praticamente como o centro da vida deles, pois definiam sua identidade e status, seus cotidianos eram pensados em volta de seus trabalhos e boa parte de suas relações sócias eram advindas de suas relações de trabalho. (ARAÚJO; ARGOLO, 2004).

Então a perda de seus empregos não é algo simples para a subjetividade do trabalhador, pois o trabalhador se identifica com seu trabalho, molda sua identidade em volta dessa ocupação, portando ao perder o emprego seria equivalente a perder uma parte de si mesmo, e nos filmes isso é percebido quando é mostrado as várias reações dos funcionários não sabendo como reagir à notícia, não sabendo o que irá fazer da vida e como continuar vivendo depois dessa perda de estabilidade. (ARAÚJO; ARGOLO, 2004).

No filme Missão Demissão percebe-se o sofrimento dos funcionários, por saberem que podem ser demitidos por não serem capaz de manter sua performance ou até mesmo de alcançar a nova performance esperada durante a produção, e esse sofrimento advém do medo de ser punido com a demissão por não alcançar tal performance idealizada. (MERLO, 2003).

O constante medo da perda do emprego se mostra um grande motivador do trabalho, medo que se transforma em produtividade, mas quando esse medo atinge um nível muito alto por um tempo prolongado há o aparecimento do quadro de angustia, e quando acontece desse medo da demissão ser efetivado pela real demissão o funcionário pode desencadear um quadro depressivo ou intensificar um quadro depressivo já existente, como por exemplo no caso da funcionária do filme Amor sem Escalas que se suicida por conta da sua demissão. (SHERAFAT, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com