TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO:

Psicologia

UNIDADE:

Botafogo

TURNO:

Noite

PERÍODO:

DATA:

26/11/2019

DISCIPLINA: Psicologia organizacional

PROFESSOR: Raphael Rossi Rodrigues

NOME: FLAVIA LEONETTE B. MORAES

NOME: JÚLIA MOULIN SOUTO

NOME: NATASHA RODRIGUES

NOME: SHEILA GOMES DE ASSUMPÇÃO

Assinatura do aluno(a):

NOTA:

Com base no caso ZetraSoft, responda as questões a seguir:

Avalie o plano de ação proposto após a primeira pesquisa de clima, considerando as prioridades atendidas pelas ações e a execução das mesmas. Faria algo diferente, o que?

Através do processo de gestão alinhado ao planejamento estratégico e a cultura da empresa, o que se espera é um aumento de produtividade e lucratividade. Para alcançar esse resultado a empresa optou pela implantação da pesquisa de clima.

A empresa optou por 7 dimensões na pesquisa e com base no resultado criou um plano de ação com 12 inciativas (conforme descrito no artigo), algumas foram implantadas sem ressalvas e outras parcialmente.

Nossa proposta é ajustar algumas iniciativas que não foram efetivas, ressaltamos que é muito importante que os funcionários tenham clareza e entendimento em todas essas ações.

  • Dia sagrado - é necessário criar e seguir um cronograma de encontros, e para sua efetividade sugerimos que os funcionários participem ativamente escolhendo os temas e os assuntos discutidos, e ter clareza sobre o que pretendem alcançar com esses encontros.
  • Ouvidoria interna - divulgar mais entre os funcionários e deixar claro que o canal é anônimo e tem como objetivo estreitar a relação de comunicação com a empresa
  • Avaliação de desempenho – divulgar e garantir que todos estejam alinhados com as estratégias da empresa, entendendo a missão, visão e valores e com base nessa informação eles possam desenvolver e aperfeiçoar suas competências.
  • Definição de metas – criar metas claras e objetivas de acordo com os cargos, realizar uma reunião junto com os gestores visando o entendimento para que todos tenham ciência de sua posição e sua contribuição na empresa, garantindo assim um engajamento muito maior.
  • Processo de coaching – com esse processo pretendemos reter e desenvolver talentos através de treinamento e desenvolvimentos direcionados para todas as áreas.

Analisando os resultados entre as duas pesquisas de clima, quais fatores você julga que podem ter influenciado o resultado? Justifique.

Entre a primeira e a segunda pesquisa foi elaborado um Plano de Ação com 12 iniciativas, porém apenas quatro delas foram implementadas sem ressalvas. Por outro lado, foram contratados novos profissionais. Analisando os resultados supomos que a piora nos resultados se devem a esses dois fatores. Em primeiro lugar os problemas existentes não foram trabalhados suficientemente, já que o plano de ação não foi verdadeiramente aplicado, ou seja, os problemas continuaram, como podemos notar na comparação da pesquisa do anexo 4 e anexo 10. Por outro lado, os novos funcionários fizeram a pesquisa ter resultados baixos não só nas áreas já detectadas, mas nas outras também. Supomos que os outros itens foram baixos exatamente pelos funcionários serem novos e, portanto, com pouco envolvimento afetivo com a organização, com os funcionários e lideranças da casa.

As ações implementadas pela ZetraSoft favoreceram a criação de uma cultura de meritocracia na empresa? Justifique.

Apesar da política de RH, de acordo com resultados da última pesquisa de clima, de percepção e atitude das pessoas em relação a políticas de salários e benefícios, treinamento e desenvolvimento profissional com possibilidade de promoções e novos desafios e  avaliação de desempenho, o bônus concedido aos colaboradores não contempla metas individuais, o que invalida a bonificação por meritocracia. Além disso, não há direcionamento sobre metas e nem sobre o que se espera de cada colaborador individualmente na sua função.

Escolha 3 propostas do plano e ação e analise os objetivos pretendidos e os impactos a partir da execução que esses pontos tiveram.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com