TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  14/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

GIOVANNA ASSIS JIENTARA

MAPEAMENTO CADASTRAL TOPOGRÁFICO

ANTE-PROJETO DE ENGENHARIA

CURITIBA

2021

INTRODUÇÃO

O crescimento de áreas urbanas e rurais no brasil não seguem um ordenamento adequado, dificultando a execução de obras para suprir a infraestrutura básica desse ocupa mento. Os administradores públicos responsáveis pela gestão do espaço enfrentam dificuldades á regulamentação e planejamento da região urbano e rural, bem como no desenvolvimento de políticas socioeconômicas que visam melhorar o uso e cobertura do solo. Visando tal problema, esse trabalho tem por objetivo apresentar a ideia de um mapeamento cadastral com uso de VANT na região de Piraquara, no Paraná.

O mapeamento pode empregar um grande leque de técnicas cartográficas, sendo a escolha da técnica adequada condicionada ao nível de precisão desejada no produto final, além, é claro, da natureza do terreno a ser mapeado. Neste trabalho, em virtude do objetivo de obter o máximo de qualidade e informações complementares sobre a área abrangida, será empregada a técnica de levantamento topográfico apoiado por VANT E GNSS complementado por uma pesquisa cadastral, sendo também realizada a ligação do cadastro com a rede geodésica municipal, subsidiando assim com segurança a qualidade posicional e o desenvolvimento do trabalho realizado.

Para a realização do mapeamento topográfico cadastral, ainda não foi decidido definitivamente um local, apenas algumas ideias de locais como sede de manancial da Sanepar (Piraquara), sede de captação de agua no Cajuru (ETA), Colônia Wirtmansur, entre outros , que será concluído após conversa com um professor orientador .

OBJETIVOS

Realização do mapeamento cadastral topográfico urbano e rural da área estipulada no estado do Paraná. Para qual é listado a seguir os resultados definidos:

 Gerar o mapeamento topográfico integrando os dados advindos das técnicas fotogramétrica e topografia convencional;

 Realizar o mapeamento cadastral da área de interesse;

 Elaboração de um Modelo Digital de Terreno da área.

METODOLOGIA

Para a realização do projeto, estipulo alguns passos a serem seguido para a conclusão do resultado:

  • Reconhecimento da área de estudo, bem como adquirir todas informações relevantes possíveis sobre o local;
  • Planejamento para o levantamento topográfico a ser feito no local;
  • Planejamento Cadastral;
  • Planejamento para a realização de voo com o VANT;
  • Planejamento de obtenção de dados GNSS;
  • Executar todos os planejamentos listados;
  • Verificação e processamento dos dados coletados;
  • Geração dos mapas;
  • Geração de MDT.

CONCLUSÃO

Para realização desse projeto viso a execução de quatro tipos de levantamentos, o geodésico, o topográfico, o aerofotogramétrico e cadastral, obtendo como resultado a representação dos produtos gerados através da cartografia, usufruindo assim, de grande parte de conhecimentos adquiridos durante a graduação. Também prezo em ressaltar que, as melhores metodologias serão estudadas para a execução do trabalho, como por exemplo na parte de GNSS, em se é melhor a obtenção da dados por PPP convencional ou RTK, entre outros detalhes que aparecerão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com